Comitê de Crise da Educação retoma debate sobre retorno presencial das aulas na capital

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Em‌ ‌reunião‌ ordinária ‌nesta‌ quinta-feira‌ (23/9), ‌ os integrantes do Comitê Emergencial de Crise da Educação, vinculado à Comissão de Educação, Cultura e Esportes, lamentaram a ausência de representantes do Executivo para debaterem os desdobramentos da Instrução Normativa SME nº 35, que autoriza a volta às aulas presenciais de 100% dos alunos da rede pública da capital.

Por sugestão da vice-presidente da Comissão de Educação, vereadora Cris Monteiro (NOVO), que presidiu os trabalhos dia 1/9, o Comitê de Crise da Educação convidou representantes das secretarias municipais de Educação e da Saúde para explicarem os critérios utilizados pelo município para a publicação da Instrução.

Segundo informações da secretaria das comissões, os convites não foram respondidos. “Minha sugestão é para que reforcemos o convite para Educação e Saúde, e assim continuarmos o debate”, comentou Cris Monteiro.

Para Celso Giannazi (PSOL) a reunião seria uma oportunidade para dialogar um pouco, junto à Prefeitura, sobre as aulas presenciais. “Com esse retorno dos alunos no segundo semestre e a propagação da variante Delta, os casos estão aumentando nas escolas”, lembrou o vereador.

Já o presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB), acredita que os representantes devam ser convocados pelo colegiado. “Na próxima reunião da Comissão, na quarta-feira, caso não obtivermos respostas dos convites, a gente convoca. Dessa maneira, eles comparecem. O Executivo precisa ter a sensibilidade de ouvir a sociedade para saber quais medidas devem ser tomadas”, observou o parlamentar.

Centenário Paulo Freire

Durante a reunião, os participantes do Comitê Emergencial de Crise da Educação reforçaram o convite para a Sessão Solene em comemoração ao centenário de Paulo Freire, patrono da Educação. A solenidade acontece nesta quinta (23/9), a partir das 19hs com transmissão ao vivo pela Rede Câmara.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo link do Plenário 1º de Maio, disponível em Auditórios Online, no canal da TV Câmara (digital 8.3) e nos canais digitais oficiais da Câmara (FacebookInstagramTwitter e YouTube).

Uma Mostra de Desenhos dos estudantes da cidade de São Paulo sobre a vida e obra do educador, que está disponível no Portal da Câmara. No canal do YouTube do Legislativo paulistano, é possível assistir ao documentário que conta a história de Paulo Freire por meio de falas de pessoas importantes na sua trajetória.

Audiência Pública MOVA

Também foi reforçado o convite para que todos acompanhem a Audiência Pública da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara na próxima terça-feira (28/9), às 9h, para discutir o rumo e os impactos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) na cidade de São Paulo. O MOVA é um programa permanente, sancionado pela Lei municipal nº 14.058/2005.

Foram convidados para o debate representantes do MOVA, do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Tribunal de Contas do Município.

Clique aqui e assista à íntegra da reunião.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também