Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

CCJ debateu o PPI, serviço da Sabesp, projetos urbanísticos e criação parque no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) avançou a pauta de Projetos de Lei (PL) de autoria dos vereadores e analisou projetos importantes do Executivo. O colegiado realizou, além da reunião de instalação, 14 reuniões ordinárias, 2 reuniões extraordinárias e 1 Audiência Pública para debater projetos que impactam no dia a… Ler mais »

Reuniões: Terças-feiras – 13h – Auditório Prestes Maia – 1º andar

Secretaria: Maya / Hugo / Fábio
Ramais: 4746 / 5285
Procuradoria: Carlos Eduardo – Ramais: 4219 / 4313
E-mail: ccj@saopaulo.sp.leg.br

A Comissão

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJLP), composta por 9 (nove) vereadores, é a comissão responsável por analisar a constitucionalidade, legalidade e teor regimental de PLs (Projetos de Lei) protocolados na Câmara. Sem o parecer da Comissão, as propostas não podem tramitar na Casa. Também está sob responsabilidade da CCJ avaliar sugestões de proposições encaminhadas por entidades civis, como sindicatos, órgãos de classe, associações e ONGs (Organizações Não-Governamentais).

É competência específica da Comissão:

a) opinar sobre o aspecto constitucional, legal e regimental das proposições, as quais não poderão tramitar na Câmara sem o seu parecer;

b) dar encaminhamento às sugestões de proposições encaminhadas
por entidades civis, como sindicatos, órgãos de classe, associações e
organizações não-governamentais (ONGs);

c) fiscalizar e acompanhar o cumprimento das leis aprovadas no
Município;

d) promover estudos e debates sobre temas jurídicos, éticos, sociais,
de interesse da comunidade;

e) desincumbir-se de outras atribuições que lhe confere este
Regimento.
(redação dada pela Resolução 1/07)

Clique aqui para ver a última Pauta da Comissão no SPLegis

Clique aqui para ver o histórico de Pautas, Presenças e Votações da Comissão no SPLegis

Histórico de Pautas e Atas em formato PDF (pastas compactadas zip): 2016, 2015, 2014, 2013, 2012.

Clique aqui para ver as listas de presença da Comissão no SPLegis

Histórico de Relatórios de Presenças: 20172016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011(pdf), 2010(pdf) e 2009(pdf).

Clique aqui para ver as votações da Comissão no SPLegis

Histórico de Votações em formato PDF (pastas compactadas zip): 2016, 2015, 2014, 2013, 2012.