Fale com seu vereador

Biografia

Celso Giannazi é servidor público concursado (licenciado) e exerce o cargo de vereador da cidade de São Paulo desde janeiro 2019. Giannazi tem atuado intensamente na defesa da educação pública, do magistério, do quadro de apoio escolar, dos gestores e de todos os servidores (lutando contra a retirada de direitos). Em 2020, Celso Giannazi foi reeleito para um segundo mandato.

O vereador tem se destacado como um dos parlamentares mais combativos da Câmara Municipal: apresentou inúmeros projetos de lei, frentes parlamentares, realizou Audiências Públicas, acionou o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Como membro titular da Comissão de Saúde, entre 2019 e 2020, Celso lutou contra o desmonte de serviços e pela valorização dos servidores da área.

A nossa luta pela reabertura de hospitais durante a pandemia do coronavírus teve resultado: conquistamos a reabertura parcial de dois hospitais (o Sorocabana e o da Cruz Vermelha). Além disso, o vereador fiscaliza diuturnamente a Prefeitura, denunciando atos de improbidade administrativa, crimes de responsabilidade, ataques aos trabalhadores e o desmonte de serviços públicos essenciais.

Seu mandato é construído coletivamente e com ampla participação popular, sobretudo através de Conselhos: como o Mirim, da EJA, de Educação Infantil e de Inclusão Escolar. Em 2020, Celso Giannazi lutou contra o fechamento de turmas da EJA e contra a decisão do prefeito Bruno Covas que, em meio à pandemia, cortou a bolsa dos monitores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Conseguimos reverter essa decisão desumana do prefeito na Câmara!

O nosso mandato também tem uma forte atuação nas pautas que tratam das pessoas com deficiência. Aprovamos a ampliação da licença-paternidade para 3 meses para pais (biológicos ou não) de crianças com deficiência (Lei 17.200/2019). E também já conseguimos a aprovação, em primeira votação, do PL 288/2019 que reduz o número de estudantes em salas que tenham alunos com deficiência. E ao lado do deputado Carlos Giannazi, o vereador tem participado de atos, greves e manifestações dos trabalhadores de várias categorias profissionais.

Celso Giannazi também criou na Câmara um novo espaço de acompanhamento permanente para a fiscalização e melhoria do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM): o Conselho Participativo em Defesa do HSPM. O objetivo desse Conselho é estimular a participação de servidores na proposição e discussão de temas como orçamento e emendas (garantindo, dessa forma, que o hospital tenha recursos e condições adequadas de funcionamento).
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Celso Giannazi.