Sessão Plenária: Câmara de São Paulo aprova 22 projetos de vereadores

Saúde, segurança, bem-estar, educação e acessibilidade são alguns temas das propostas

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

7 de outubro de 2025 - 18:21
Imagem de plenário da Câmara Municipal de São Paulo com vereadores e equipe em trajes formais conversando. Fundo de mármore claro, iluminação branca e ambiente institucional, cadeiras azuis alinhadas.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou 22 projetos de autoria de vereadores na Sessão Plenária desta terça-feira (7/10). Uma proposta foi adiada e outra, rejeitada. Entre as matérias apreciadas, há PLs (Projetos de Lei) e PRs (Projetos de Resolução) sobre saúde, segurança pública, bem-estar social, educação e acessibilidade, entre outros temas. 

“De terça-feira temos procurado votar projetos de vereadores e às quartas geralmente nós votamos projetos do Executivo, como faremos nesta quarta”, destacou o vereador João Jorge (MDB), 1º vice-presidente da Câmara e responsável pela condução dos trabalhos. 

Parte dos projetos foi aprovada em 1º turno e voltará a ser analisada pelo Plenário da Casa, enquanto as propostas aprovadas em 2ª turno ou em votação única vão para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

Para amanhã (8/10), a expectativa da Casa é votar em 1° turno de discussão o PL 1130/2025. A matéria trata da PGV (Planta Genérica de Valores). A lista completa com os itens votados na sessão desta terça pode ser conferida a seguir.

Projetos aprovados

PL 681/2024, do vereador licenciado Rodrigo Goulart (PSD) e dos parlamentares Thammy Miranda (PSD) Paulo Frange (MDB) e Marcelo Messias (MDB) (1ª votação)

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o evento de Fé Católica denominado Festival “Summer Beats”. [Final de semana posterior ao feriado de 7 de setembro].

PL 578/2025, dos vereadores Sargento Nantes (PP), Ely Teruel (MBD) e Dr. Murillo Lima (PP) (1ª votação)

Fica instituído o Programa de Vizinhança Solidária, com o objetivo de incentivar a cooperação entre moradores, fortalecer a segurança comunitária e promover a integração social no município de São Paulo. 

PR 64/2025, do vereador Silvão Leite (UNIÃO) (votação única)

Institui a Frente Parlamentar em favor do Carnaval de Rua no Município de São Paulo. 

PL 303/2024, do vereador Danilo do Posto de Saúde (PODE) (1ª votação)

Altera a denominação do P.S.VI Maria para UPA III Dr. José Mauro Del Roio Correa, no Distrito de Vila Guilherme, São Paulo, SP. 

PL 282/2024, dos  vereadores Hélio Rodrigues (PT) e Pastora Sandra Alves (UNIÃO) (1ª votação)

Determina a fixação de placas informando o endereço, número do telefone da sede, número do telefone de plantão e e-mail do Conselho Tutelar nos equipamentos de Educação Públicos e Privados, equipamentos de Assistência Social, Equipamentos de Saúde, Equipamentos de Esporte e Cultura de São Paulo e Terminais de ônibus. 

PL 446/2024, dos vereadores Sansão Pereira (REPUBLICANOS) e Thammy Miranda (PSD) (1ª votação)

Estabelece diretrizes para o atendimento integral à mulher no Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de São Paulo, com foco na endometriose, e dá outras providências. 

PL 248/2021, da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e do vereador licenciado Rodrigo Goulart (PSD) (1ª votação)

Dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos da agricultura familiar, preferencialmente de produção com base agroecológica ou orgânica, na alimentação fornecida aos pacientes dos hospitais da rede pública de São Paulo. 

PR 49/2025, dos vereadores João Ananias (PT) e Silvinho Leite (UNIÃO) (votação única)

Institui a Frente Parlamentar em defesa do Esporte e Lazer na cidade de São Paulo. 

PL 205/2025, do vereador Alessandro Guedes (PT) (1ª votação)

Dispõe acerca da isenção ou aplicação do benefício da Tarifa Social por dois meses para pagamento dos serviços de fornecimento de águas e de saneamento básico, concedida a usuários diretamente atingidos por enchentes na cidade de São Paulo. 

PL 520/2024, do vereador Marcelo Messias (MDB) (1ª votação) 

Altera a redação da Lei Municipal nº 15.625 de 19 de setembro de 2012, que dispõe sobre a elaboração do Calendário Anual de atividades escolares no município de São Paulo, para incluir a “Virada Escolar Odontológica Permanente”, e dá outras providências. 

PL 128/2002, dos ex-vereadores Carlos Neder (PT) e Alfredinho (PT) e da vereadora Luna Zarattini (PT) (1ª votação)

Institui o “Programa Escola Aberta” a ser desenvolvido nos finais de semana e feriados nas escolas sob gestão municipal, e dá outras providências. 

PL 206/2023, dos vereadores Ely Teruel (MDB) e Thammy Miranda (PSD) (2ª votação)

Altera a lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no calendário de eventos da cidade de São Paulo o dia da cultura de paz nas escolas, a ser celebrado anualmente no dia 20 de abril, e dá outras providências. 

PL 321/2025 dos vereadores Gabriel Abreu (PODE), Dr. Murillo Lima (PP), Marina Bragante (REDE), Silvinho Leite (UNIÃO), Renata Falzoni (PSB), Ely Teruel (MDB) (2ª votação)

Assegura o ingresso das pessoas com cães de assistência em locais de uso público ou privado no município de São Paulo. 

PL 789/2025, dos vereadores Paulo Frange (MDB), Sandra Santana (MDB), Pastora Sandra Alves (UNIÃO) e do parlamentar licenciado Rodrigo Goulart (PSD) (2ª votação)

Altera a lei municipal 14.485/2007 para incluir a “Parada da Longevidade”, no calendário oficial do município de São Paulo, a ser comemorada anualmente no domingo localizado entre os dias 25 de setembro e 01º de outubro, e dá outras providências. 

PL 154/2025, dos vereadores Edir Sales (PSD) e Silvinho Leite (UNIÃO) (2ª votação)

Altera a Lei nº. 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo a CAMINHADA SETEMBRO AMARELO ‘AMAR ELO QUE SALVA VIDAS!’, e dá outras providências. 

PL 206/2012, do ex-vereador Adolfo Quintas (PSD) e do vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) (2ª votação)

Institui “A Semana Municipal de Apoio a Mulheres Vítimas de Câncer de Mama”, no âmbito do Município de São Paulo, e dá outras providências. 

PL 632/2017, do vereador Isac Félix (PL) (1ª votação)

Acresce dispositivos à lei n° 15.123, de 22 de janeiro de 2010, e dá outras providências. (Ref. Ao atendimento de saúde às crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs). 

PL 525/2023, das vereadoras Rute Costa (PL) e Ely Teruel (MDB) (2ª votação)

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo a Semana Municipal de Conscientização sobre Esclerodermia. 

PL 400/2025, dos vereadores Thammy Miranda (PSD), Sandra Santana (MDB), Silvinho Leite (UNIÃO) e outros vereadores (2ª votação)

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o “Semana Municipal da Maternidade Atípica – Semana dedicada ao Reconhecimento e Conscientização sobre as Condições Peculiares da Maternidade Atípica”. 

PL 393/2025, da vereadora Zoe Martínez (PL) (1ª votação)

Autoriza o Poder Executivo prestar assessoria jurídica gratuita aos membros da Polícia Municipal de São Paulo que sofrem processo judicial por conta do desempenho de suas funções. 

PL 449/2025, do vereador Fabio Riva (MDB) (2ª votação)

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir a Dia Municipal da Acessibilidade Digital, no Calendário de Eventos do Município de São Paulo, e dá outras providências.

PL 818/2025, dos vereadores Renata Falzoni (PSB), Ricardo Teixeira (UNIÃO), Marina Bragante (REDE), Rute Costa (PL), Janaina Paschoal (PP), Nabil Bonduki (PT) e outros vereadores (1ª votação)

Altera o inciso IV do parágrafo 1º do art. 2ª e acrescenta os parágrafos 2º, 3º e 4º ao art. 2º da Lei n.º 17.471, de 30 de setembro de 2020, que estabelece a obrigatoriedade da implantação de logística reversa no Município de São Paulo para recolhimento dos produtos que especifica e dá outras providências.

Projeto adiado 

PL 96/2019, dos vereadores Gilberto Nascimento (PL), Silvinho Leite (UNIÃO), Celso Giannazi (PSOL), Pastora Sandra Alves (UNIÃO) (2ª votação)

“Autoriza o consumo de merenda escolar por professores e demais servidores lotados nas unidades da rede municipal de ensino,

onde ela é oferecida aos alunos, e dá outras providências”. 

Projeto rejeitado

PL 486/2024, dos vereadores Eliseu Gabriel (PSB), Renata Falzoni (PSB), Nabil Bonduki (PT), Marina Bragante (REDE) e André Souza (REPUBLICANOS) (2ª votação)

Fica vedado o asfaltamento de vias constituídas de paralelepípedo, bloquetes, entre outros, no âmbito do município de São Paulo e dá outras providências. 

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para quarta-feira (8/10), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A íntegra da Sessão Plenária desta terça-feira pode ser conferida aqui.

Outras notícias relacionadas