Fale com seu vereador

  • Ramal: 4238-4426-4652-4862-4863-5031-5131
  • FAX: (0xx11) 3396-3959
  • E-mail: rutecosta@saopaulo.sp.leg.br
  • Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
  • Andar: 10º
  • Sala: 1017

Biografia

Nascida em São Paulo em 19 de Dezembro de 1966, Rute Freire da Costa é o sexto filho, a caçula, de José Wellington Bezerra da Costa e Wanda Freire da Costa, um casal que veio do Ceará como comerciantes para tentar a vida em São Paulo e conquistaram muito mais do que imaginavam, tornando-se durante 30 anos, líderes da Assembleia de Deus no Brasil, maior denominação evangélica do país.

Rutinha, como é mais conhecida, concluiu sua formação escolar, em escola pública, e sempre via uma necessidade de melhorar a questão da educação dos jovens.

Por esse motivo, desde a sua juventude, envolvida nos trabalhos da igreja, buscou interagir com os jovens de sua comunidade, se atentando às suas dificuldades e descobriu sua vocação psicológica.

Casada com Adauto Silva há mais de 30 anos, Rute é mãe de três filhos: Vinicius, promotor de Justiça no Estado de Pernambuco; Paulo Henrique, diretor jurídico tributarista de uma empresa privada e Vivian, a caçula da família, que é médica obstetra. Rute Costa também é avó do Bernardo. Seus filhos foram criados sob o olhar dos pais que priorizaram a cultura cristã e a educação, tornando-se bons exemplos de que “uma educação de qualidade na infância, somada a atenção dos pais no relacionamento familiar, definirá o futuro dos filhos”.

Rute Costa é, há mais de 18 anos, líder do conjunto de adolescentes de sua denominação. Visita os 85 setores de sua igreja na Grande São Paulo (em termos geográficos, os setores representam “subdistritos regionais”), e convive de perto com as mais variadas situações.

Formada em Psicologia, concluiu sua especialização em Psicopedagogia, justamente para entender melhor a questão do adolescente e prioriza em seu discurso que “a boa formação psicológica da criança e do adolescente, fará com que o mesmo se torne um adulto de boa índole, uma vez que a infância e a adolescência traumática poderá gerar uma revolta na fase adulta, comprometendo o futuro do cidadão”.

Por ter acompanhado de perto a diversas situações de dificuldades financeiras das famílias mais carentes, e o desespero de muitas casas em relação ao relacionamento familiar comprometido pelos mais diversos motivos.

Rute Costa assumiu ao mandato com a certeza de que o município pode fazer muito mais pela educação em São Paulo e não somente isso: “Se a educação, saúde e a segurança dos paulistanos forem priorizadas, certamente teremos uma cidade melhor”.

Em seu primeiro mandato, Rute Costa se destacou na Câmara com números expressivos: foram 165 Projetos de Leis apresentados (sendo 130 como autora e 35 como coautora – até dez/2020); Mais de R$ 5 milhões destinados à Saúde municipal por meio de emenda parlamentar; quase 3 mil atendimentos dos mais diversos âmbitos municipais através de seu gabinete; Criação da Frente Parlamentar Evangélica; 23 PLs sancionados; Inserção do gospel na Secretaria da Cultura e na Virada Cultural Paulistana; Presidente da Comissão Permanente da Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher em 2017; Vice-presidente da Comissão de Administração Pública em 2018; Membro da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, membro da Corregedoria da Câmara Municipal de 2018; foi eleita por unanimidade como 2° vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo no ano de 2019 e por dois anos seguidos, foi integrante da mais importante Comissão da Câmara Municipal de São Paulo: a CCJ.

Esses são os números que mostram, ou melhor, demostram o quanto a vereadora Rute Costa têm levado o seu mandato a sério.

E em reconhecimento a esses expressivos números, Rute Costa foi reeleita em 2020 com mais de 43 mil votos, sendo a mais votada de seu partido, o PSDB.


Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Rute Costa.