Fale com seu vereador

Biografia

Sandra Santana é formada em direito e mobilizadora social desde a juventude. Trabalhou por 13 anos na iniciativa privada nas áreas administrativa e financeira, mas o seu olhar para as questões sociais e a inquietude em ver as necessidades de melhoria em sua rua, seu bairro e sua cidade, fizeram com que ela escolhesse mudar o rumo de sua vida.

Desde 1994, Sandra Santana se dedicou totalmente à gestão pública. Ingressou na Assembleia Legislativa, onde atuou ao lado do deputado estadual Celino Cardoso por mais de 20 anos, levando aos bairros mais carentes de São Paulo melhorias significativas nas áreas de educação, saúde, assistência social, sustentabilidade, meio ambiente, zeladoria, infraestrutura, geração de renda e desenvolvimento econômico.

Sandra também atuou no Executivo com passagens marcantes pela Secretaria da Casa Civil do governador Mário Covas, pelo gabinete do vice-governador Alberto Goldman e pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, onde liderou o projeto de recuperação dos equipamentos esportivos da cidade.

Foi Subprefeita de Perus/Anhanguera entre 2007 e 2009, onde colocou em prática seu conhecimento em gestão, realizando transformações vigorosas com a reformulação das praças de toda a região a partir dos recursos do crédito de carbono e o projeto de urbanização da Favela do Bamburral. O diálogo aberto, constante e estreito com comerciantes, comunidade e terceiro setor sempre foi a marca registrada por onde Sandra passou.

Entre janeiro de 2019 e março de 2020, como Subprefeita da Freguesia/Brasilândia, trabalhou na recuperação e revitalização de pontos viciados de lixo, projetos de sustentabilidade, parcerias para a geração de renda e emprego, fomento à gastronomia e ao artesanato, além do empoderamento feminino. Deixou como marca a revitalização do Largo do Clipper, a requalificação do Calçadão do Iracema, a reforma do Largo da Pretinha e a ampliação do número de ações de cultura e lazer. Todo esse trabalho fez com que a Subprefeitura passasse em apenas um ano da 27ª para a 8ª posição entre as Subprefeituras mais bem avaliadas.

Sandra Santana foi candidata duas vezes pelo PSDB. A primeira em 2018 como deputada estadual, quando teve mais de 43 mil votos e a segunda em 2020 como vereadora, sendo eleita com 19.591 votos para trabalhar por uma cidade com menos desigualdades e mais oportunidades.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Sandra Santana.