Fale com seu vereador

Biografia

Danilo Cortez de Souza, 37 anos, uma nova liderança política nasce na Zona Norte. Eleito pela primeira vez para a Câmara Municipal de São Paulo, com 19.024 votos, pelo PODEMOS. Enfrentou uma campanha atípica e difícil por causa da pandemia de Covid-19 que restringiu muito o contato físico com os eleitores, além de disputar com o maior número de candidatos dos últimos 20 anos e abstenção recorde na votação para o primeiro turno das eleições de 2020.

O vereador Danilo do Posto de Saúde passa a ser o representante político de uma grande área da Zona Norte com mais de 700 mil habitantes, que abrange os bairros de Vila Maria, Vila Guilherme, Santana, Tucuruvi, Parque Novo Mundo, Vila Sabrina, Vila Medeiros, Vila Ede, Jardim Brasil, Edu Chaves, Jaçanã e Tremembé, entre outras vilas e comunidades dessa extensa região.

Nascido e criado na Vila Maria Alta, sempre foi engajado nas ações sociais e políticas, lutando pelo desenvolvimento econômico, pela cultura e pelo esporte. Seus pais, a jornalista Sônia Cortez e o psicólogo Vanderlei Vieira de Souza, sempre tiveram um comprometimento com as lutas por melhor qualidade de vida da região, participando ativamente de diversas campanhas políticas e em várias causas sociais e culturais.

Seu avô, Lázaro Cortez, mais conhecido como “Seu Lazinho”, também teve um papel muito importante no desenvolvimento político, social e econômico do bairro de Vila Maria nas décadas de 1970 e 1980. Participou de diversos movimentos em prol da democracia, atuando também como diretor do Clube Thomaz Mazzoni por 6 anos e como presidente da Escola de Samba Unidos de Vila Maria nos anos de 1982 e 1983.

Danilo Cortez é funcionário público municipal da cidade de São Paulo há 18 anos, atuando sempre na área da Saúde, na região da Vila Maria. Portanto, conhece muito bem os problemas da Saúde, uma das maiores preocupações que a população da região sempre enfrentou.

Nas eleições municipais de 2016, indicado por um grupo de moradores, lideranças comunitárias e de bairros, disputou uma vaga para vereador. Uma campanha sem padrinho político e sem recursos financeiros, que teve apenas a ajuda das comunidades. Para surpresa de muita gente obteve quase 11.000 votos. Não conquistou a sonhada cadeira na Câmara, mas foi uma vitória da união dos moradores de Vila Maria e região.

Nos últimos quatro anos mantivemos o compromisso de continuar a lutar por representatividade política e qualidade de vida para os moradores. Agregando ao grupo dezenas de novas lideranças comunitárias, que passaram a atuar politicamente na organização dos moradores em diversas ações de cunho político, social, cultural e de esportes. Passada as eleições de 2020, avaliamos que estamos mais fortes e mais experientes, hoje, contamos com apoio e reconhecimento de uma grande parcela dos moradores, que passaram a conhecer o nosso trabalho e o nosso comprometimento social. A nossa campanha foi uma construção coletiva e popular e contou com o voto de confiança que a população deu para nós. Agora, com o mandato de vereador podemos fazer a diferença e enfrentar juntos com a população organizada os problemas da região.

Te convido a acreditar que NÓS TAMBÉM PODEMOS!
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Danilo do Posto de Saúde.