Projetos do Executivo, manejo de árvores e criação de cargos para professores serão discutidos em audiência da CCJ

IARA SILVA
HOME OFFICE

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara realizará, na próxima sexta-feira (22/10), às 10h, uma Audiência Pública virtual para discutir dois PLs (Projetos de Lei) de autoria do Poder Executivo, o PL 391/2021 e o PL 659/2021.

O primeiro deles, o PL 391/2021, atualiza as regras para o plantio, o corte e a poda da vegetação de porte arbóreo em áreas públicas e particulares alterando a lei municipal n° 10.365, de 22 de setembro de 1987. A proposta também traz critérios relacionados à supressão, ao transplante e ao manejo de urgência. São previstas ainda autorizações e infrações.

Na justificativa, dar celeridade aos requerimentos de manejo é apresentado como um dos objetivos. “Simplificando os procedimentos para a supressão, o transplante e a poda, desestimulando, assim, que os espécimes arbóreos sejam manejados de forma irregular, sem o consentimento do Poder Público”, argumenta a Prefeitura sobre o projeto que já foi aprovado em primeira discussão na Sessão Plenária de 22/9.

Já o PL 659/2021, trata da criação de cargos de Professor de Educação Infantil do QPE (Quadro dos Profissionais de Educação). A estimativa é criar cerca de mil cargos com foco no atendimento de crianças de zero a três anos de idade que estão matriculadas nos CEIs (Centros de Educação Infantil e nos CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

A necessidade de criar cargos foi defendida em um ofício que acompanha o projeto. “[Para] garantir o atendimento de novas turmas nas unidades em funcionamento ou ainda eventual criação de novas unidades, bem como de afastamentos de titulares de cargos de Professor de Educação Infantil para exercício de cargos/funções, ou mesmo para outros órgãos fora da Secretaria Municipal de Educação”, finaliza o documento.

Aprovada em primeiro turno no dia 07 de outubro, a proposta foi apresentada como um dos passos para atingir a meta de zerar as filas das creches na cidade de São Paulo.

Participação e transmissão

Cidadãos interessados podem participar da audiência por videoconferência. Para isso, é só inscrever-se neste link ou enviar sugestões por meio do formulário disponível aqui.

A audiência será transmitida, ao vivo, pelo Portal da Câmara, por meio do Auditório Virtual da Sala Tiradentes disponível em Auditórios Online, ou pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal da Câmara no YouTube.

 

Serviço:
Audiência Pública virtual da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa
Tema: PL 391/2021, disciplina a arborização urbana, e PL 659/2021, dispõe sobre a criação de cargos de Professor de Educação Infantil
Data: 22/10
Horário: 10h
Local: Auditório Virtual – Sala Tiradentes
Informações: ccj@saopaulo.sp.leg.br

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também