Especialistas falam sobre Internet das Coisas e conectividade na Comissão de Estudos para Plano de Cidade Inteligente

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

A Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) para a cidade de São Paulo realizou a primeira reunião ordinária na tarde desta segunda-feira (6/12). O colegiado recebeu especialistas que falaram sobre conexões e como tornar a capital paulista uma cidade inteligente.

A interconexão digital de objetos traz um novo conceito sobre conexão – OIT (Internet of Things) sigla em inglês que traduzida significa Internet das Coisas, que conecta qualquer dispositivo físico à internet ou entre si. Para o arquiteto e urbanista Rodrigo Luco, esse conceito pode auxiliar a comunidade a resolver problemas do cotidiano com utilização de dados.

“Esses dados podem ser utilizados para beneficio da comunidade com desenvolvimento de aplicativo de software e auxilia na resolução de alguns problemas como mobilidade urbana, comércio, uma infinidade de alternativas e soluções que podem ser encontradas”, explica o arquiteto.

Pensando na inclusão e humanização do conceito Cidade Inteligente, o vereador Daniel Annenberg (PSDB) mostrou preocupação com a desigualdade no acesso à internet. “A gente sabe que entorno de 20% da nossa população não tem acesso à internet. Esse tema tem que ser bem discutido nessa Comissão, como fazer que seja para todos e não somente para alguns esse acesso”, destacou o vereador.

Ainda durante a reunião, os vereadores votaram requerimentos para convidar outros especialistas para debater o tema no próximo encontro. Ao final dos trabalhos, que devem durar aproximadamente 30 dias, a Comissão elaborará um projeto para viabilizar a implantação da Cidade Inteligente na capital paulista.

Participaram dos trabalhos desta segunda-feira os vereadores Cris Monteiro (NOVO), Daniel Annenberg (PSDB), Faria de Sá (PP), Fernando Holiday (NOVO), Marlon Luz (PATRIOTA), Rubinho Nunes (PSL), Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS) e Thammy Miranda (PL).

Para assistir à reunião na íntegra, confira abaixo:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também