Fale com seu vereador

Biografia

Sonaira Fernandes de Santana nasceu em Riachão do Jacuípe, na Bahia, em 1990, mas cresceu em Pé de Serra, cidade de menos de 20 mil habitantes na região de Feira de Santana.

Cresceu sob os ensinamentos dos pais Augusto Martins de Santana Filho e Maria Ione Santos Fernandes, sempre cultivando a fé e os valores da família e da comunidade. Viveu uma infância bastante humilde e completamente diferente da vida urbana nas grandes capitais, com muitos desafios para toda a família.

Diante de todas as limitações que a vida impõe em uma cidade pequena no interior, Sonaira decidiu aceitar o convite de uma parente e se mudou para São Paulo, em 2012. Em São Paulo trabalhou em várias ocupações, desde recepcionista até mesmo vendendo lanches, e assim conseguiu pagar sua faculdade de Direito.

Sonaira continuou conciliando o trabalho com os estudos, sempre buscando oportunidades de crescimento profissional, e preocupada com o bem-estar da família na Bahia.

Durante o curso ela viu no mural de avisos da universidade um anúncio sobre a abertura de uma seleção de estágio na Polícia Federal de São Paulo. E imediatamente ligou no número anunciado, buscando uma entrevista para a vaga.

Em 2014, Sonaira conquistou sua vaga de estágio na PF e, por obra do destino ou designo divino, foi encaminhada para estagiar com o então escrivão Eduardo Nantes Bolsonaro.

As competências profissionais de Sonaira logo chamaram a atenção de todos, em especial do escrivão. Sonaira sempre foi vista no ambiente de trabalho como uma pessoa organizada, dedicada, com habilidades administrativas e de fácil trato. Foi o início de uma parceria profissional e uma amizade que abririam novos caminhos.

Pouco depois, Sonaira foi convidada a participar do comitê de campanha de Eduardo Bolsonaro, que estava se candidatando pela primeira vez a deputado federal em 2014. Após a eleição surpreendente, Sonaira Fernandes foi convidada a integrar a equipe do deputado federal, desenvolvendo um trabalho notável no gabinete.

Sonaira morou em Brasília, onde também conheceu Jair Bolsonaro e sua equipe, sendo acolhida e vindo a participar de sua campanha presidencial em 2018 – quando Eduardo Bolsonaro foi reeleito deputado federal com quase 2 milhões de votos.

Após cumprir mais esta missão, Sonaira Fernandes foi convidada a trabalhar como chefe de gabinete do deputado estadual Gil Diniz, no ano de 2019.

Em 2020 recebeu o convite de Eduardo Bolsonaro para disputar o cargo de vereadora na Câmara Municipal, sendo a vereadora da família Bolsonaro em São Paulo. Eduardo afirma que viu nela as qualidades de uma representante dos valores e bandeiras do grupo.

Eleita com mais de 17 mil votos, Sonaira Fernandes agora estará na Câmara de São Paulo defendendo a pauta da liberdade econômica, dos pequenos empreendedores e trabalhadores, das famílias, da liberdade individual, da fé e dos princípios cristãos.


Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Sonaira Fernandes.