Comissão do Idoso aprova realização de seminário sobre envelhecimento saudável

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

No fim da manhã desta terça-feira (28/9), integrantes da Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social se reuniram para debater o tema igualdade de gênero na velhice. O encontro virtual foi conduzido pelo presidente do colegiado, vereador Faria de Sá (PP). A Comissão recebeu uma especialista em Gerontologia e aprovou um requerimento para promover um seminário de debate sobre o envelhecimento saudável.

Faria de Sá (PP) ressaltou que a data da reunião desta terça-feira foi definida de forma estratégica, já que em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Idoso e, em 1 de outubro, o Dia Mundial do Idoso.

“A nossa Comissão está neste momento cumprimentando a todos os idosos de São Paulo e do Brasil, neste trabalho maravilhoso que as pessoas têm feito para os aposentados e para os pensionistas, sabendo, lamentavelmente, que, às vezes, não há o reconhecimento por parte de setores importantes dessa valorização da terceira idade”, disse Faria de Sá.

O vice-presidente da Comissão, vereador Gilson Barreto (PSDB), acompanhou a reunião ordinária e destacou a importância de discutir assuntos voltados para as pessoas idosas. “Quero parabenizá-lo (Faria de Sá) por manter sempre as reuniões da melhor idade e convidar pessoas importantes dentro deste processo em defesa do idoso”.

Membro do colegiado, o vereador Alfredinho (PT) também participou do encontro. “Hoje, cuidar do idoso é muito importante e, claro, defender a bandeira das pessoas idosas, que são tão discriminadas e precisam ser protegidas”.

Outro integrante do colegiado, o vereador Eli Corrêa (DEM) disse que a Comissão tem papel fundamental para discutir políticas públicas que contribuam para melhorar a vida dos idosos. “Que possamos fazer ainda mais pelo idoso, que não é só merecedor, como é digno de todas as nossas atenções e respeito”.

Na reunião de hoje, a Comissão do Idoso recebeu a psicóloga Claudia Ajzen, que é especialista em Gerontologia e coordenadora da Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Claudia respondeu algumas perguntas dos vereadores e fez considerações sobre as pessoas idosas. Entre os assuntos tratados por ela durante o encontro, a psicóloga destacou o direito da população da terceira idade.

“O direito de ir e vir e a preservação da autonomia vêm com a saúde, com a segurança e com o transporte público. E tudo isso permeado de uma rede de apoio social, que é fundamental para que este bem-estar psicológico permaneça”, falou Claudia Ajzen.

Requerimento

Durante a reunião, os vereadores aprovaram um requerimento protocolado pelo vereador Faria de Sá (PP). O documento sugere a realização do seminário “Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030”.

No texto que requere o debate, o parlamentar considera que “a realização do Seminário em comento é crucial para externar ao município de São Paulo a importância de ser desmantelada a convicção de uma realidade retrógrada, a qual não compreende, infelizmente, que a pessoa idosa também pode envelhecer imbuída de bem-estar e saúde”.

A reunião da Comissão do Idoso desta terça-feira está disponível na íntegra aqui.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também