Comissão de Trânsito aprova requerimento sobre implantação da linha 19 – Celeste do metrô

BEATRIZ DAMASCENO
HOME OFFICE

A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica aprovou, na reunião ordinária desta quarta-feira (15/9), requerimento de autoria do vereador Danilo do Posto de Saúde (PODE), que solicita à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, informações sobre a implantação da linha 19 – Celeste Metrô.

Segundo o requerimento, em 2005, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu um ofício do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), que informava a existência de estudos para a instalação da Linha 19 – Celeste, trecho Anhangabaú (São Paulo) a Bosque Maia (Guarulhos), com previsão para 2020.

O parlamentar aponta ainda que desde o período, a população da Vila Maria pleiteia a linha de metrô, que atenderá cinco estações da região, na zona norte de São Paulo. Mas, de acordo com o documento, foi divulgado em um jornal de grande circulação de Guarulhos, no último dia 31, que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, afirma que o projeto “está em uma fase ainda embrionária, com estudos preliminares que vão indicar o traçado ideal e a localização das futuras estações”.

Considerando o que foi divulgado pela imprensa, o autor do requerimento questiona a existência dos estudos de impacto ambiental e econômico para região,  o levantamento prévio do perímetro expropriatório, a previsão do início das obras, o plano de implantação para os eixos de estruturação da transformação urbana entre o trecho Anhangabaú/Jardim Julieta e pede informações sobre o projeto de arquitetura e engenharia do ramal que ligará o centro de São Paulo ao município de Guarulhos.

Alvarás de Táxis

Ainda durante a reunião, foi aprovado também o requerimento de autoria do vereador Adilson Amadeu (DEM), que convida o Diretor do DTP (Departamento de Transportes Públicos) da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, para esclarecimentos sobre os procedimentos para transferências de alvarás de táxis.

Projetos em pauta

Os vereadores aprovaram o parecer favorável com substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 146/2020. De autoria do ex-vereador Ricardo Teixeira (DEM), a proposta trata da obrigatoriedade de instalação de câmeras de segurança em veículos de transporte por aplicativo.

A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado vereador Senival Moura (PT), e contou com a participação dos vereadores Adilson Amadeu (DEM),  Danilo do Posto de Saúde (PODE), João Jorge (PSDB), Marlon Luz (PATRIOTA)  e o vereador Missionário José Olímpio (DEM).

Para conferir a íntegra da reunião, clique aqui.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também