Comissão de Meio Ambiente convoca audiência pública para discutir impactos provocados por Polo Petroquímico

Afonso Braga | REDE CÂMARA

Reunião ordinária da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente e dos Direitos dos Animais desta quinta-feira (8/4)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu de forma virtual no início da tarde desta quinta-feira (8/4). Este foi o primeiro encontro do colegiado nesta legislatura, após a instalação da Comissão no mês passado.

Na reunião de hoje, o presidente da Comissão, vereador Xexéu Tripoli (PSDB), colocou em votação um requerimento apresentado pelo vice-presidente do colegiado, vereador Alessandro Guedes (PT). O documento, aprovado por unanimidade, pede a realização de uma Audiência Pública virtual para tratar das consequências provocadas pelo Polo Petroquímico localizado na região do Grande ABC.

“Para discutir a poluição e a contaminação do Polo Petroquímico do Grande ABC, que abrange os bairros de Parque São Rafael, Jardim Rodolfo Pirani, Jardim Elizabeth, São Francisco e São Mateus, além de demais localidades da Zona Leste (de SP) e municípios de Mauá e Santo André”, disse Tripoli.

O autor do requerimento, vereador Alessandro Guedes (PT), disse que o debate é fundamental para os moradores da Zona Leste da capital paulista. “Essa proximidade com o Polo Petroquímico na região de Mauá, com aquela queima de gases que acontece sistematicamente, 24 horas por dia, lançando todo o tipo de material e dejetos no ar, na atmosfera, faz com que a população seja afetada de uma maneira muito grave que envolve a saúde. Estudos provam isso, com essa história do tireoidismo”.

Convidados

O documento convida a participar da Audiência Pública virtual médicos, ambientalistas, representantes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), da Associação dos Moradores do Jardim Elizabeth e do Polo Petroquímico do Grande ABC.

Também será convidada a médica endocrinologista Maria Ângela Zaccarelli Marino, que tem estudos publicados com moradores da região próxima à indústria química. As pesquisas identificaram casos de tireoidite crônica autoimune, provocada por fatores ambientais, em especial pela poluição de agentes químicos.

Audiência Pública

A Audiência Pública será realizada de forma virtual, em 29 de abril, às 10h. O vereador Alessandro Guedes presidirá os trabalhos.

Próxima reunião da Comissão

O próximo encontro da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais será em 22 de abril, às 13h.

Trabalho da Comissão

A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais é responsável por promover o desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente. O colegiado também apresenta propostas institucionais e trabalha no aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Integrantes da Comissão

Além de Xexéu Tripoli e Alessandro Guedes, compõem a Comissão os vereadores Danilo do Posto de Saúde (PODE), Luana Alves (PSOL) e Sandra Tadeu (DEM).

Assista aqui à reunião da Comissão de Meio Ambiente desta quinta-feira.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também