Requerimento aprovado pela Comissão de Saúde solicita dados sobre distribuição de vacinas na capital

JRaposo | REDE CÂMARA

Reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher desta quinta-feira (10/6)

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Na tarde desta quinta-feira (10/6), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizou a 11ª reunião ordinária virtual de 2021. O debate virtual foi conduzido pelo presidente do colegiado, vereador Felipe Becari (PSD).

Informações sobre vacinação

Entre os assuntos discutidos, os parlamentares aprovaram requerimento de autoria do vereador Alfredinho (PT) que solicita informações à Secretária Municipal de Saúde sobre quais os critérios utilizados para a distribuição de vacinas na cidade e quais as ações serão tomadas para resolver a desigualdade de acesso apontada.

Para o pedido, Alfredinho se baseou um mapeamento feito por pesquisadores da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), divulgado em 26/5, demonstrando que os bairros periféricos de São Paulo tiveram até três vezes mais mortes por Covid-19 a cada 10 mil habitantes do que os distritos do Centro expandido. “As periferias concentram o maior número de mortos e o menor número de vacinados”, justifica o autor do requerimento.

O estudo, divulgado em reportagem do G1, mostra ainda que, apesar de terem mais mortes, esses bairros têm uma menor taxa de vacinação contra o coronavírus: o número de pessoas vacinadas com as duas doses foi maior em regiões mais ricas do município, que têm uma população majoritariamente branca e com maior média etária.

“Esse é um requerimento sobre vacinas é muito positivo. Não sei se cabe o pedido de outro requerimento, mas seria importante também solicitarmos informações sobre as testagens (para detecção de Covid-19). A gente ouve muita reclamação que está demorando muito os resultados dos testes que estão sendo feitos na rede pública”, comentou o vereador Rinaldi Digilio (PSL).

O vereador Felipe Becari também considera importante a obtenção de informações sobre o processo de testagem na cidade de São Paulo. “Vamos votar esse requerimento sobre as vacinas, mas eu também acho muito pertinente solicitarmos mais informações sobre os testes de Covid-19 realizados no município”, comentou o presidente da Comissão.

Parlamento Jovem

Além da apreciação da pauta, os parlamentares também escolheram a vereadora Juliana Cardoso (PT) para compor a comissão avaliadora da 1ª edição do Parlamento Jovem Ensino Médio Vereador Dr. Farhat 2021.

O Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat foi criado na Câmara Municipal de São Paulo em 17 de dezembro de 2019, com o objetivo de possibilitar a vivência para estudantes do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato. O nome do evento é uma homenagem ao ex-vereador José Rogério Shkair Farhat, que criou em 2001 o “Parlamento Jovem Paulistano”, para alunos do Ensino Fundamental. As inscrições para o Prêmio Parlamento Jovem vão até o dia 5/8.

Também participaram da reunião, a vereadora Luana Alves (PSOL), o vereador Fabio Riva (PSDB) e o vereador Xexéu Tripoli (PSDB).

Clique aqui para assistir à reunião da Comissão de Saúde.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também