População em situação de rua é um dos destaques da sessão desta quinta

Afonso Braga | REDE CÂMARA

Sessão Plenária desta quinta-feira (19/8)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo reuniu vereadores, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (19/8), para os parlamentares se manifestarem sobre temas públicos. Os discursos foram feitos presencialmente e por meio do sistema virtual do Legislativo paulistano. A sessão foi presidida pelo vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS).

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Nesta quinta, 19 de agosto, é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi instituída em respeito ao ato conhecido como “Massacre da Sé”, que ocorreu em 2004 na região da Praça da Sé, no Centro da capital paulista. Na época, sete pessoas foram assassinadas.

Na sessão de hoje, parlamentares mencionaram a data. A vereadora Sandra Santana (PSDB) utilizou a tribuna do Plenário 1° de Maio para falar sobre o assunto. “Nós sabemos o quanto vem crescendo, infelizmente, a população em situação de rua principalmente depois do advento da pandemia da Covid-19. Mas, a gente sabe também, que a Prefeitura de SP tem promovido inúmeras ações no sentido de acolher e de diminuir esse número de pessoas”.

O líder da bancada do PT na Câmara, vereador Eduardo Suplicy (PT), também tratou do tema e destacou algumas reivindicações de movimentos que representam a população em situação de rua. “Dentre as principais reivindicações, além do investimento em moradia digna, estão o acolhimento em hotéis, o respeito à população de rua nas operações de zeladoria e está também a criação da Renda Básica de Cidadania permanente, universal e incondicional”.

Para o vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS), que presidiu a sessão desta quinta-feira, “o município, o Estado e o país carecem de legislação, de políticas públicas para essa população”.

Outra manifestação sobre a data foi da vereadora Erika Hilton (PSOL). “Nós temos visto o quanto a pandemia tem trazido uma crise humanitária. Na verdade, ela não trouxe, ela agravou uma crise humanitária que já existia na sociedade através do desemprego, da fome e da miséria. O aumento das famílias em situação de rua tem sido alarmante”.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Além do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data também foi tema de discurso da vereadora Erika Hilton (PSOL).

“Uma data que simboliza a memória destas mulheres, que tanto sofreram e que tanto sofrem ainda na sociedade brasileira”, disse a vereadora, que completou. “As mulheres têm tentado romper essa bolha do preconceito, da discriminação, buscando o seu lugar na sociedade brasileira. E quando eu digo as mulheres, estou me referindo as mulheres de um modo geral”.

Operação Ferro-Velho

Da tribuna do Plenário, o vereador Delegado Palumbo (MDB) elogiou a Operação Ferro-Velho, realizada na região do Centro da capital paulista, nesta quinta-feira, pela Polícia Civil, em parceira com a Prefeitura de São Paulo.

“Gostaria de elogiar a Prefeitura pela operação feita nos ferros-velhos, que fomentam principalmente os crimes de furto de cabos de energia elétrica. Isso é muito comum, inclusive nos cemitérios, onde eles (criminosos) furtam as lápides e depois entregam para o receptador”, falou Delegado Palumbo.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (24/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista aqui à Sessão Plenária de hoje.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também