Nesta sexta, Comissão de Saúde discutirá vacinação cruzada para grávidas e puérperas em audiência

IARA SILVA
HOME OFFICE

A vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas será tema de uma Audiência Pública da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher nesta sexta-feira (17/9), às 11h30. Solicitado via requerimento pela vereadora Juliana Cardoso (PT), o debate pretende avaliar a vacinação cruzada.

No documento, a parlamentar lembrou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da vacinação de gestantes e puérperas após um caso de reação grave à vacina AstraZeneca.

A vereadora demonstrou grande preocupação com a alta mortalidade deste público quando infectado pelo vírus. “O próprio Ministério da Saúde reconhece a condição de gestante como de alto risco. A Covid-19 em gestantes e puérperas está associada a risco elevado de morbidade e mortalidade materna, além do maior risco de prematuridade e óbito fetal”, disse Juliana Cardoso.

A parlamentar também argumentou que 14 países autorizam ou recomendam a combinação de vacinas, quando imunizantes de diferentes fabricantes são utilizados na primeira e segunda dose. A prática é chamada também de intercâmbio de vacinas.

Estão convidados para o debate representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde), SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e do Movimento de Mulheres, uma organização da sociedade civil.

Vacinação de grávidas em São Paulo

Atualmente, a cidade de São Paulo segue orientações de um Documento Técnico da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) para realizar a vacinação de grávidas e puérperas, que devem se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para imunização de Covid-19 com as vacinas Coronavac ou Pfizer. O imunizante da AstraZeneca não é usado para este público.

Na ausência de vacinas, a UBS é responsável por manter uma lista de espera para convocação.

Participação e transmissão

Cidadãos interessados no tema também podem participar por videoconferência. Para isso, é preciso fazer inscrição por este link. Também é possível contribuir enviando uma sugestão ou manifestação por meio deste formulário.

A Audiência Pública será transmitida, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no Auditório Virtual 1 disponível em Auditórios Online, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal da Câmara Municipal de São Paulo no YouTube.

 

Serviço:
Audiência Pública virtual da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher
Tema: Avaliando a vacinação cruzada de gestantes e puérperas no contexto da pandemia por Covid-19
Data: 17/9
Horário: 11h30
Local: Auditório Virtual 1
Informações: saude@saopaulo.sp.leg.br

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também