Dia Nacional da Consciência Negra é um dos destaques da Tribuna Livre desta quinta

André Moura | REDE CÂMARA

Tribuna Livre desta quinta-feira (19/11)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Todos os vereadores que participaram da Tribuna Livre desta quinta-feira (19/11) se manifestaram por meio do sistema virtual da Câmara Municipal de São Paulo. Na pauta de discussão, parlamentares trataram de temas como educação, coronavírus, meio ambiente e o Dia Nacional da Consciência Negra. Os trabalhos de hoje foram conduzidos pela vereadora Soninha Francine (CIDADANIA).

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi destacado por vereadores nesta tarde. A vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), que presidiu a Tribuna Livre, citou o Decreto Municipal n° 59.749, de 9 de setembro de 2020, que trata da Política Municipal de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional.

“Uma pessoa negra é vítima de preconceito onde quer que ela esteja, qualquer que seja a sua escolaridade, qualquer que seja a sua autoridade. É muito louvável que tenha sido instituída essa política”, falou Soninha.

O vereador Daniel Annenberg (PSDB) também se posicionou sobre a data. “Que possamos nos unir nessa luta em função da enorme discriminação que os negros ainda sofrem na nossa da sociedade”.

Ainda em relação ao Dia Nacional da Consciência Negra, o vereador Eduardo Suplicy (PT) recomendou o documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, do cantor e compositor Emicida. A produção retrata a história da cultura negra no Brasil nos últimos 100 anos. “Quero chamar a atenção para este documentário do Emicida neste Dia da Consciência Negra”.

Meio ambiente

O meio ambiente foi outro tema destacado na Tribuna de Livre de hoje. O vereador Gilberto Natalini (sem partido) defendeu a preservação das áreas verdes na capital paulista. Nesta tarde, em especial, o parlamentar chamou a atenção para a construção de um empreendimento em um terreno de 60 mil metros quadrados em Santo Amaro, Zona Sul da cidade.

“Eu, às 7 horas da manhã, mandei um ofício ao prefeito implorando para suspender essa licença que foi dada pela Prefeitura de São Paulo”, disse Natalini, que completou. “Não tenho nada contra a incorporação imobiliária, mas ali não dá, tem que preservar, é muita riqueza da natureza”.

O vereador Daniel Annenberg (PSDB) fez coro ao discurso de Natalini. “Também vou enviar ao prefeito o pedido para paralisar a questão desse corte das árvores, para preservar o meio ambiente na região de Santo Amaro, que é tão importante manter o que resta da nossa Mata Atlântica”.

Ainda a respeito do empreendimento, o vereador Eduardo Suplicy (PT) disse que também foi alertado sobre os cortes de árvores na região de Santo Amaro. “Eu encaminhei ontem um ofício ao prefeito, ao César Azevedo, secretário municipal de Licenciamento, ao Eduardo de Castro, (da secretária municipal) do Verde e do Meio Ambiente, e para a Janaina Lopes De Martini, subprefeita de Santo Amaro”.

Resíduos

Além de citar o Dia da Consciência Negra, a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) também falou dos resíduos. De acordo com a parlamentar, com fim do contrato de concessão da coleta de lixo na cidade de São Paulo em 2022, será preciso rever as legislações municipais sobre o tema. “Que reste o menos possível de lixo ao final dos processos, tanto de fabricação quanto de consumo”.

Covid-19

Já o vereador Celso Giannazi (PSOL) utilizou a Tribuna Livre de hoje para falar sobre a pandemia no cenário escolar. Para o parlamentar, as escolas municipais da capital paulista não têm estrutura para retomarem as atividades presenciais. “A gente sabe muito bem que nós não temos condições estruturais para que tenhamos o retorno das aulas presenciais com segurança nas nossas escolas”.

Ainda em relação à pandemia na cidade, o vereador Eduardo Suplicy (PT) alertou para os números de internações por Covid-19 na capital paulista. O parlamentar utilizou como referência informações de uma reportagem publicada ontem (18/11) no jornal a Folha de S. Paulo.

Clique neste link para assistir à Tribuna Livre desta quinta-feira na íntegra.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também