Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara aprova projeto que trata da Escola de Idiomas para estudantes da rede pública

Embora cursos sejam prioritariamente para os alunos, comunidade poderá se inscrever

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

24 de abril de 2024 - 18:27
André Bueno | REDE CÂMARA SP

O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno de votação nesta quarta-feira (24/4) o texto substitutivo das comissões reunidas ao PL (Projeto de Lei) 103/2024 – encaminhado à Casa pela Prefeitura. A proposta altera a Lei nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, que trata da Escola de Idiomas na capital. O objetivo do projeto é ampliar a oferta de cursos gratuitos de línguas aos estudantes da rede pública de ensino da cidade.

De acordo com o governo do município, a atual legislação que trata do tema carece de ampliação do “escopo de atuação da Escola de Idiomas, principalmente no que se refere ao atendimento do público elegível à matrícula”. Segundo ainda o Executivo, os cursos serão oferecidos nos níveis básico, intermediário e avançado, respeitando a demanda e a disponibilidade de recursos.

“A propositura busca fomentar a promoção da educação de qualidade na cidade de São Paulo, com a instauração de perspectivas pluralista e multicultural de ensino de línguas, por meio do atendimento das necessidades e expectativas linguísticas dos estudantes em uma sociedade global”, menciona o texto do projeto, que permite ao município celebrar convênios com institutos e universidades, por exemplo, que possam contribuir com o ensino de idiomas.

A matéria foi aprovada de forma simbólica, ou seja, sem votação nominal dos parlamentares no painel eletrônico do Plenário 1º de Maio. Líder do governo na Câmara, o vereador Fabio Riva (MDB) explicou que os cursos da Escola de Idiomas serão oferecidos preferencialmente aos estudantes da educação básica da rede pública municipal.

“Os pais e a comunidade como um todo podem se inscrever nessa Escola de Idiomas. Então, nós ampliamos, mas lembrando que a prioridade é para os alunos da educação básica”, disse Riva. “Nós já temos uma grade curricular com idiomas, mas precisamos de uma escola onde o aluno – prioritariamente o da escola pública – possa fazer uma outra língua que não seja aquela que está na sua grade curricular. Serão várias línguas estrangeiras”.

Para o vereador Coronel Salles (PSD), a proposta vai “cobrir essa lacuna na nossa escolarização e influenciar diretamente na formação dos nossos alunos”. Também favorável ao PL, o vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB) disse que a matéria “é de suma importância para a educação do município de São Paulo, porque dá a oportunidades para os nossos alunos de terem aulas de idiomas”.

A bancada do PT encaminhou voto favorável ao Projeto de Lei. No entanto, o líder petista na Casa, vereador Senival Moura (PT), reivindicou melhorias no texto para a segunda e definitiva votação. “Que seja incluída na segunda votação a manutenção dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) na referida matéria”.

Já a bancada do PSOL registrou voto contrário à proposta. A líder da sigla na Câmara, vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), também quer a Escola de Idiomas dentro dos CEUs. Ela afirmou que caso o governo insira os Centros Educacionais Unificados no texto final, o partido votará a favor da matéria no próximo turno de discussão.

“A nossa expectativa é de que o ensino dos idiomas fosse nas escolas públicas, nos CEUs. O substitutivo retirou os CEUs, permitindo que as escolas particulares façam essa formação. Esperamos que o governo reavalie e inclua novamente os CEUs dentro desse projeto”, falou Elaine.

Projetos de vereadores

Também na Sessão Plenária desta quarta, o Plenário aprovou seis projetos de lei entre primeira e segunda fases de discussão. Confira abaixo as propostas aprovadas e as respectivas ementas:

PL 228/2023 – Vereadora Edir Sales (PSD) e vereador Thammy Miranda (PSD) (1ª votação)

Institui o Programa Cultura de Paz nas Escolas do Município de São Paulo, e dá outras providências;

PL 501/2023 – Vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) (1ª votação)

Dispõe sobre a criação do programa “Reconstruindo Sorrisos” na cidade de São Paulo e dá outras providências;

PL 57/2022 – Vereadora Sandra Santana (MDB) (1ª votação)

Fica autorizado o Executivo a instituir o Programa de Parceria e Cooperação visando o reuso e o encaminhamento de retalhos de tecidos e de outros produtos descartados pela produção têxtil, para a utilização em cursos de qualificação e capacitação de munícipes de baixa renda ou de vulnerabilidade social;

PL 581/2021 – Vereador André Santos (REPUBLICANOS) e outros parlamentares (2ª votação)

Estabelece o direito da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de seus dependentes à prioridade em matrícula ou rematrícula em instituições municipais de ensino, no âmbito do Município de São Paulo;

PL 422/2023 – Vereador Sidney Cruz (MDB) e outros parlamentares (1ª votação)

Inclui no art. 3º da Lei nº 14.471/2007 a Cidade de Wenzhou, província de Zhejiang, na China e dá outras providências;

PL 107/2024 – Vereador Alessandro Guedes (PT) e vereadora Rute Costa (PL) (1ª votação)

Institui a obrigatoriedade de o município substituir os sinais de sirenes nas escolas por melodias que não agridam aos alunos com espectro autista.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (30/4) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar