Fale com seu vereador

  • Telefone: (0xx11) 3396-4530
  • Ramal: 4530-4545-4606-4607-4941-5048-5148
  • FAX: (0xx11) 3396-3943
  • E-mail: senival.pt@ig.com.br
  • Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
  • Andar: 10º
  • Sala: 1008

Biografia

Senival Moura é um dos nove filhos do casal Ivete Pereira de Moura e Francisco Pereira Sobrinho. Família que chegou a São Paulo em 1977, morando primeiramente no Parque Novo Mundo e depois no bairro de Guaianases.

Na vida profissional, Senival exerceu o ofício de engraxate e após cursar o SENAI, na década de 80, se especializou em ajustador ferramenteiro e trabalhou na profissão nas indústrias metalúrgicas.

Nos anos 90, ingressou no transporte público de passageiros pelo sistema de lotação, inclusive foi um dos fundadores do Sindilotação (Sindicato dos Proprietários de Veículos Profissionais Autônomos). Foi nesse período que Senival iniciou sua trajetória política, nas discussões por melhores condições no transporte público, participou de importantes implantações e revoluções no transporte municipal como a regulamentação do transporte alternativo, a implantação do Bilhete Único e a modernização de todo o sistema de mobilidade da cidade de São Paulo.

Vida Política


Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1984, Senival já foi candidato a deputado estadual em 2002 e no ano de 2004 pleiteou uma vaga à Câmara Municipal, ficando com a primeira suplência, que assumiu em 1º de fevereiro de 2007. Em 2008 foi reeleito com 66.139 votos, sendo o vereador mais votado do PT.

No ano de 2020, foi reeleito vereador por São Paulo com 25.311 votos, tomando posse para o seu 5º mandato parlamentar.

Principais conquistas


Nesses 14 anos como vereador, 47 projetos de sua autoria viraram leis, como a Lei 16.337/15, que institui o Serviço ATENDE, antes era regido apenas através de decreto. Senival também ampliou o serviço para o atendimento as pessoas com autismo. O ATENDE é uma modalidade de transporte gratuito, destinado às pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física severa.

Nos últimos anos, Senival tem pautado suas principais lutas na área da moradia. No exercício de 2020 destinou 1 milhão de reais em emenda parlamentar para a regularização urbana e fundiária, atuando em 118 áreas, onde também defende educação de qualidade, saúde, cultura, lazer e transporte, como forma de inclusão social e para melhorar as condições de vida da população.

No esporte, Senival Moura também desenvolve um importante trabalho. Nesses 14 anos foi responsável pela construção e reestruturação de mais de 30 Clubes Desportivos da Comunidade. Senival Moura entende que o esporte transforma vidas e é uma importante ferramenta de inclusão social.

Muitas lutas do mandato do vereador Senival Moura merecem destaque, como a luta pelo desassoreamento de córregos, limpeza de bueiros e leitos de rios, para diminuir os impactos das grandes enchentes que assolam as famílias nas periferias.

Atualmente, Senival luta pela construção de 6 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atender a grande demanda nas periferias da capital paulista.

Em 2021, Senival Moura continuará fiscalizando as ações da Prefeitura, cobrando uma melhor atuação do prefeito, lutando contra as privatizações das fundações e autarquias públicas e por melhores investimentos do orçamento municipal, visando sempre melhorar as condições de vida da população da Cidade de São Paulo, especialmente os mais necessitados.


Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Senival Moura.