Comissão de Saúde discute novas ações para combate à pandemia

JOTA ABREU
HOME OFFICE

Os vereadores que integram a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher promoveram a terceira reunião extraordinária virtual nesta quarta-feira (06/5), através de videoconferência. Como não poderia ser diferente, diante do atual cenário, eles trataram de assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado, David Uip, havia sido convidado a participar, mas não compareceu. A ausência foi criticada pela presidente da comissão, vereadora Patrícia Bezerra (PSDB). “Esperávamos poder contribuir, e não tivemos sequer uma justificativa sobre a não participação”, disse.

O vereador Gilberto Natalini (PV) também reclamou da ausência de Uip. Ele disse saber que o coordenador deve estar sobrecarregado, mas lamentou a falta de aviso ou envio de representante. “Poderia pedir a remarcação, enviar alguém, dar alguma satisfação. Porque a Câmara está se colocando à disposição para contribuir com ações aqui na cidade que é o epicentro das contaminações no país. Considero uma atitude deselegante”, afirmou.

REDE CÂMARA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

A comissão também acompanhou uma apresentação da Rede Câmara sobre as ações de comunicação institucional da Casa relacionadas ao combate da pandemia. A explanação coube ao coordenador de Mídias Digitais da Rede Câmara, Joaquim Gomes Vidal.

Ele disse que, por conta da situação preocupante de saúde pública, o setor de comunicação criou uma campanha digital para alcançar toda a população com dicas úteis e vários conteúdos compartilháveis. “Logo no início, verificamos que havia muitas fake news circulando, então criamos conteúdos checados e acessíveis para que as pessoas possam se instruir e compartilhar”, disse.

HOTSITE E REDES SOCIAIS

Vidal apresentou o hotsite exclusivo com conteúdo dedicado especialmente sobre a pandemia, desde formas de prevenção, sintomas, ações do poder público e material compartilhável. Segundo ele, em um mês, o hotsite já teve 28 mil acessos.

O coordenador falou sobre ações de mídia programática, com a inserção de banners em diversos portais de grande audiência com chamadas para o hotsite e o Portal da Câmara. As redes sociais são outra fonte de divulgação com a intenção de atrair o público para acessar os conteúdos produzidos, e compartilhar informações verídicas.

A ferramenta de “stories” do Instagram da Câmara Municipal (@camarasaopaulo) tem sido usada com foco principal no combate às fake news. No Twitter, várias outras estratégias têm sido usadas, como a publicação de conteúdo, já que a rede conta com público bastante qualificado, que consome material com potencial compartilhável. No Facebook, a Rede Câmara produziu um vídeo próprio tratando da importância do isolamento social e com a mensagem “Se puder, fique em casa”, que atingiu aproximadamente 1 milhão de usuários. Já no Youtube, além das reportagens do Jornal da Câmara, também foi criada uma playlist específica com todos os conteúdos relacionados ao assunto. No Linkedin, as publicações são relacionadas ao mercado de trabalho e o comportamento profissional neste período.

Joaquim ainda falou sobre ações que têm sido feitas com a colaboração de 2115 voluntários que se disponibilizaram para distribuir materiais checados e oficiais produzidos pela Câmara Municipal, todos com conteúdo informativo sobre a pandemia.

A FORÇA DA COMUNICAÇÃO

Após a apresentação, a presidente Patricia Bezerra avaliou que a qualidade do trabalho da TV e das mídias digitais da Câmara melhorou muito, observando também aumento na quantidade de conteúdo. Gilberto Natalini também elogiou a Rede Câmara, e disse que o trabalho tem sido proativo e criativo. “A comunicação neste momento é a salvação das pessoas e a Rede Câmara tem um papel importante na política de saúde da cidade como um todo”, disse.

Avaliação positiva também veio do vereador André Santos (REPUBLICANOS), que declarou ter enviado o material apresentado no grupo dos vereadores que compõem a comissão. Juliana Cardoso (PT), ressaltou principalmente o trabalho nas redes sociais, onde ela tem acompanhado a evolução do conteúdo e a divulgação de todas as ações. Noemi Nonato (PL) parabenizou a equipe, sobretudo em relação às fake news. “A gente fica angustiada porque são muitas notícias e informações que circulam, várias delas são falsas, e deixam as pessoas com psicológico abalado”, afirmou.

REQUERIMENTOS

A comissão aprovou um requerimento de autoria do vereador André Santos que questiona as instituições bancárias sobre medidas para disponibilizar material de higiene adequada, como potes de álcool em gel, nos caixas eletrônicos, para os clientes antes e depois do uso.

O vereador Gilberto Natalini sugeriu que a comissão elaborasse um documento conjunto para reforçar para a Prefeitura disponilibize um bônus financeiro para os profissionais da saúde da rede municipal. A presidente Patricia Bezerra informou sobre a coletiva que o prefeito Bruno Covas (PSDB) havia concedido mais cedo, na qual anunciou pagamento de bônus para funcionários de áreas essenciais como saúde, limpeza, assistência social, serviço funerário, entre outras. Segundo o prefeito, os funcionários da saúde vão recebem em média de 5 mil reais. A proposta então foi alterada para a formulação de uma carta manifestando apoio à medida.

Patricia Bezerra também citou a CPI dos Planos de Saúde, que vigorou na legislatura anterior, e verificou que as operadoras de planos de saúde estavam entre as maiores devedoras de tributos municipais. Ela sugeriu que, em caso de ainda haverem valores pendentes, que eles sejam revertidos em serviços para a população durante a pandemia. Natalini que, assim como Patrícia também participou da CPI na época, parabenizou a iniciativa e disse que os leitos que podem vir a ser requisitados pelo município na rede particular serão pagos, e que essa poderia ser uma forma de reaver parte dos valores. Foi aprovado um requerimento solicitando dados à Secretaria Municipal da Fazenda sobre as eventuais dívidas.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também