Citado pela imprensa como uma das unidades em que o controle de infecção hospitalar apresenta irregularidades, o Hospital Municipal do Tatuapé recebeu a visita de integrantes da Comissão de Saúde da Câmara. “O objetivo da nossa visita foi conhecer a unidade para saber como funciona, quais os problemas e como os vereadores podem contribuir para melhorar”, explicou o vereador Jamil Murad (PCdoB). De acordo com ele, em conversa com diretores, médicos, pacientes, acompanhantes e enfermeiros, a Comissão descobriu que, em passado recente, o hospital apresentou falta de luvas, aventais e até antibióticos.
Jamil Murad confirmou que o profissional responsável por atender um paciente na AMA Tatuapé, dirigida pela Organização Social (OS) da Unifesp, ganha o dobro do salário do médico que trabalha no pronto-socorro ou nas enfermarias de especialidades.
“É injusta e inaceitável esta situação e cria um ambiente de insatisfação que prejudica um clima harmonioso e cooperativo que deveria existir”, destacou o parlamentar. “É preciso dar atenção aos recursos humanos e pagar melhor todos os profissionais. Da mesma forma como é necessário avaliar como a prefeitura supre as necessidades da rede hospitalar para evitar que faltem recursos materiais e humanos nas unidades de saúde.” Jamil afirmou que a Comissão de Saúde continuará realizando visitas surpresa às unidades de saúde da cidade.
Maternidade
Durante discurso no plenário, o vereador Jamil Murad fez um apelo à Prefeitura para que retome o funcionamento da maternidade instalada no Hospital Municipal do Tatuapé, que atende casos de gravidez de alto risco. O atendimento foi transferido para o Hospital João XXIII, no Ipiranga.
Os vereadores também fizeram sugestões para a Comissão de Controle de Infecção hospitalar do Hospital do Tatuapé combater as irregularidades apontadas em reportagens veiculadas durante a semana nos principais veículos de comunicação da capital.
Integram a Comissão de Saúde os vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Sandra Tadeu (DEM), Jamil Murad, Claudio Prado (PDT), Milton Ferreira (PPS), Noemi Nonato (PSB) e Juliana Cardoso (PT), pesidente.
|
Vereadores inspecionam o Hospital Municipal do Tatuapé
Categorias
Outras notícias relacionadas
Na próxima semana, audiência debate a importância das bibliotecas e dos profissionais de Biblioteconomia
A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo remarcou para o fim deste mês o debate sobre a importância das bibliotecas, de profissionais e alunos com formação técnica em Biblioteconomia. A audiência pública – solicitada pelo vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) – será na sexta-feira (25/09) da semana que vem, às 19h.... »
Atualizado em 17/09/2026 - 19h26Comissão discute dificuldades enfrentadas pelos Conselhos Tutelares e prevê criar grupo de trabalho
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (17/09) o coordenador da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo, Rodolfo Rodrigues Buzzone, atendendo a um requerimento da presidente do colegiado, a vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). Os... »
Atualizado em 17/09/2026 - 18h59Prestação de contas: Câmara debate metas fiscais da Prefeitura do 2º quadrimestre
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo receberá representantes da Secretaria da Fazenda para debater as metas fiscais do Executivo relativas ao 2º quadrimestre de 2026 (período de maio a agosto). A prestação de contas atende ao artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que a... »
Atualizado em 17/09/2026 - 14h11.jpg)
.jpg)