A Sessão Plenária desta quarta-feira (4/2) da Câmara Municipal de São Paulo foi pautada por discursos de vereadores. Entre os assuntos, melhorias na infraestrutura da cidade, Carnaval, combate ao câncer e ações voltadas ao meio ambiente da capital paulista. Os parlamentares abordaram os temas durante os comunicados de liderança e o pequeno expediente.
A vereadora Edir Sales (PSD), por exemplo, citou as entregas realizadas pelo Executivo em 22 de janeiro na região de Sapopemba, na zona leste da capital. “Nós tivemos a inauguração do Parque Fazenda da Juta. Nós também tivemos a entrega de 216 moradia e 1,2 mil escrituras”.
Já a vereadora Sandra Santana (MBD) falou das intervenções na Brasilândia, também na zona leste. “Duas importantes obras, investimentos que somados ultrapassam R$ 140 milhões, obras de combate à enchentes que trazem, acima de tudo, dignidade para as pessoas daquela região”.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro, foi tratado pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL). “Precisamos prestar muita atenção nesta data, porque hoje nós temos várias maneiras de combater o câncer”, ressaltou ela. “Prevenir é o mais importante. Precisamos ter o exame precoce, é preciso descobrir a doença antes que a doença se manifeste”.
Da tribuna do Plenário, a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) falou da situação dos blocos de rua do Carnaval na cidade de São Paulo. “É muito ruim que o prefeito comece o pré-carnaval dizendo que vai reprimir bloco de rua. São poucos blocos que não conseguiram se inscrever, mas é inadmissível qualquer tipo de repressão, de coação de intimidação contra os blocos de rua do Carnaval da cidade de São Paulo”.
A vereadora Renata Falzoni (PSB) também aproveitou o tempo de fala. A parlamentar pediu a implementação das chamadas vagas verdes na capital paulista – intervenções urbanas que substituem estacionamentos de carros por áreas permeáveis com jardins, bancos e paraciclos.
“Fora o espaço em parques, 80% do espaço público é carro ou estacionado ou circulando. Temos que começar a resgatar o espaço dado a carros estacionados na cidade e transformar essas vagas em vagas verdes. Nós vamos aumentar a área permeável, teremos mais árvores, mais sombras, mais contato da população com o verde”, disse Falzoni.
Também discursaram nesta quarta-feira os vereadores Nabil Bonduki (PT), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Senival Moura (PT), Janaina Paschoal (PP), Adilson Amadeu (UNIÃO), Silvinho Leite (UNIÃO), Alessandro Guedes (PT), Amanda Paschoal (PSOL) e Celso Giannazi (PSOL).
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (5/2), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
A íntegra da Sessão Plenária desta quarta-feira está disponível aqui.
