Parlamentares debatem ações da Frente Parlamentar Contra a Fome

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

No início da noite desta segunda-feira (19/4), em um encontro virtual com transmissão ao vivo pelo Instagram, reuniram-se a vereadora Cris Monteiro (NOVO), o vereador Felipe Becari (PSD), a vereadora Janaína Lima (NOVO) e o vereador Thammy Miranda (PL) , para debater ações da Frente Parlamentar Contra a Fome. 

O PR (Projeto de Resolução) 9/2021, da vereadora Janaína Lima (NOVO), com coautoria dos demais 54 parlamentares da Casa, que criou a Frente Parlamentar contra a Fome foi aprovado na última quarta-feira (14/4). Segundo a vereadora autora da proposta a Frente vai trazer transparência e confiança para quem deseja ser solidário nesse momento. “A gente quer fazer de uma forma transparente e que as pessoas possam confiar. Dentro da Frente, o nosso grande papel é fazer um filtro para essas instituições sérias que estão desenvolvendo um trabalho pensando no próximo que passa fome”, disse a parlamentar. 

A ideia é debater e elaborar planos de ações para garantir alimentação adequada aos munícipes da capital paulista, além de estudar propostas para combater o desperdício de alimentos com o envolvimento de todos os parlamentares que compõem o Legislativo paulistano. A vereadora Cris Monteiro observou que a Frente Parlamentar será suprapartidária e vai atuar para diminuir as difíceis consequências causadas pelo período de pandemia. “São todos os vereadores juntos, trabalhando de forma coesa para que as pessoas que estão passando fome recebam alimentação em suas casas”, explicou a vereadora.

Ações Estratégicas da Frente

A Frente Parlamentar também irá realizar seminários, debates, fóruns e audiências sobre o tema.  Também serão realizados estudos para apresentar soluções ao Executivo municipal e acompanhamento nutricional de crianças em escolas e creches da capital, como:

  • – Debate e elaboração do plano de ação para garantir alimentação adequada aos cidadãos paulistanos, não somente durante a pandemia;
  • – Estudo de propostas inovadoras que tenham como premissas o combate ao desperdício de alimentos;
  • – Discussão de mecanismos inovadores que garantam, de forma qualificada, o acesso da sociedade civil às políticas públicas de distribuição de alimentos;
  • – Levantamento e acompanhamento nutricional das crianças em escolas e creches da capital.

O vereador Thammy Miranda lembrou que a vacina vai acabar com a pandemia, mas não vai acabar com a fome e a miséria. “A gente precisa se unir, independentemente de partido ou se você é de esquerda ou direita. A gente precisa pensar no próximo. Temos ações de compra de cestas básicas, entrega de marmitas, são muitas formas de ajudar”, completou Thammy.

Segundo justificativa do projeto, “a cidade de São Paulo reflete o panorama vivido no Brasil: especialistas explicam que famílias de baixa renda e moradores em situação de rua convivem com insegurança alimentar, agravada pela crise. A fome em São Paulo é a insegurança alimentar. Ou seja, aquela pessoa que não tem o que comer em quantidade e qualidade adequada para o seu bom desenvolvimento”.

O vereador Felipe Becari comentou que a Frente Parlamentar contra a Fome agrega mais credibilidade junto aos doadores; pessoas que querem ajudar, mas não sabem o caminho. “Pensando no ponto de vista de um doador, eu adoraria participar de uma ação como essa sendo conduzida pelo poder Legislativo da cidade, com transparência para toda sociedade, uma ação de extrema confiança para aqueles que querem ajudar ao próximo”, reforçou Becari. 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também