Tendo em vista reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 31 de maio, sob o título “Intervenções viárias são as campeãs de atraso", a Comissão de Finanças e Orçamento aprovou, na reunião desta quarta-feira (03/06), requerimento do vereador Roberto Tripoli (PV), no qual solicita que o Poder Executivo encaminhe relatório detalhado sobre as seguintes obras: a) As razões pelas quais estão extremamente atrasadas,
b) Custo total previsto na assinatura do contrato,
c) Prazo total inicialmente previsto na assinatura do contrato,
d) Custo nominal efetivo ano a ano desde o início da obra até 31 de dezembro de 2008,
e) Previsão de gastos ano a ano de 2009 em diante,
As obras em questão são:
I – Complexo Viário Jaraguá, cujo esqueleto foi montado em 1999 e ficou parado por quase uma década. Um novo contrato foi assinado em 2007 e a previsão da conclusão era de 1 ano e meio.
II – Largo da Batata, compreendendo obras de reconversão urbana do trecho da Avenida Faria Lima, com alargamentos das calçadas, correção do terreno e aterramento de fios. Obra contratada em 2004, com prazo de 1 ano e 2 meses para conclusão.
III – Viaduto do Café, compreendendo a recuperação do viaduto na região central da Radial Leste. O contrato foi assinado em 2002, com previsão de conclusão em 2 anos e 9 meses.
IV – Viaduto Beneficência Portuguesa, compreendendo a reforma do viaduto sobre a 23 de Maio, cujo contrato foi assinado em 2003, com previsão de conclusão em 1 ano e 9 meses.
V – Ponte do Limão, com obras na ponte sobre a Marginal do Tietê iniciadas em 2004 e que tiveram que ser interrompidas devido acidente causado por caminhão que abalou a estrutura. Os trabalhos foram retomados somente 4,5 anos depois. Um novo contrato foi assinado em 2008, com previsão de conclusão em seis meses.
A Comissão aprovou ainda mais quatro requerimentos com pedidos de informação ao governo municipal, com base em reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde.
Foi aprovado também o PL 243/09, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.
Os vereadores Wadih Mutran (PP), Donato (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Milton Leite (DEM), Roberto Trípoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Arselino Tatto (PT), Adilson Amadeu (PTB) e Gilson Barreto (PSDB).
|
Finanças e Orçamento quer saber por que obras estão atrasadas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação recebe representantes da Prefeitura para debater mudanças climáticas e prevenção de enchentes
Nesta quinta-feira (18/06), a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu para debater a prevenção de enchentes, iniciativas de sustentabilidade urbana e mudanças climáticas na capital paulista. Para discutir o tema, o colegiado recebeu Alessandro Bender, coordenador da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas; Daniel Teixeira de Lima, secretário adjunto da Secretaria do... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h37Subcomissão de Calçadas ouve especialistas e conhece programas de reestruturação de passeios públicos
Nesta quinta-feira (18/06), a Subcomissão de Calçadas e Mobilidade a Pé, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, ouviu representantes da prefeitura de Vitória (ES) e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). As convidadas apresentaram experiências implantadas em diferentes cidades brasileiras para a reestruturação de calçadas, com foco em acessibilidade, orientação técnica, capacitação... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h16Comissão de Educação avança projeto sobre programa de saúde mental nas escolas
Na tarde desta quarta-feira (17/06), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com 18 projetos – um deles foi adiado. O colegiado também aprovou nesta tarde cinco requerimentos. Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL (Projeto de Lei) 187/2025, da vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO). O... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h52
.jpg)
