Comissão de Direitos Humanos faz balanço de 2008

Juvenal Pereira
Comissão de Direitos Humanos faz balanço do ano
Para o vereador Beto Custódio, presidente da Comissão, a Prefeitura deveria ampliar o debate sobre a política de reciclagem no centro da cidade

 

A Comissão extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (03/12) para fazer um balanço dos trabalhos do ano vigente. Os vereadores destacaram a reciclagem e a questão dos catadores de lata como um dos principais fatores tratados ao longo de 2008.

Para o vereador Beto Custódio (PT), presidente da Comissão, a Prefeitura deveria ampliar o debate sobre a política de reciclagem no centro da cidade. “Uma questão importante seria a contratação desses catadores pela Prefeitura, e também que houvesse galpões para acolher os materiais e não deixá-los dispostos abaixo de alguns viadutos, como podemos ver na cidade”, disse.

O vereador Agnaldo Timóteo (DEM) concordou com as proposições do presidente e foi além: “Gostaria que a Comissão encaminhasse um ofício à imprensa e à Prefeitura afim de que sejam criadas políticas públicas para tirar essas pessoas que vivem embaixo dos viadutos”, comentou.

No encontro, os vereadores debateram possibilidade da Comissão extraordinária de Direitos Humanos se tornar permanente no próximo ano. “Esta Comissão se mostrou de fundamental importância e, para que a gente possa fazer ainda mais, ela poderia ser transformada em permanente nesta Casa; teríamos mais estrutura, mais condições a poderíamos dar pareceres sobre projetos”, explicou Beto Custódio, que também salientou os debates que foram realizados sobre homofobia, discriminação racial e maioridade penal.

Durante a reunião o vereador Agnaldo Timóteo também propôs o encaminhamento de um ofício à Prefeitura para que parte da verba publicitária destinada à pasta do Verde e Meio Ambiente seja gasta em campanhas para que não se jogue lixo nas ruas, pois, segundo o parlamentar, “a cidade está entupida de lixo por todas as partes, e com 30 minutos de chuva São Paulo já fica alagada.”

Os parlamentares também expuseram a importância da Conferência sobre os Direitos Humanos que será realizada na Câmara Municipal no dia 10 de novembro, às 19 horas, com o tema: Políticas Públicas e os Direitos Humanos na Cidade de São Paulo.

Participaram da reunião os vereadores Aurélio Nomura (PV), Senival Moura (PT), Juscelino Gadelha (PSDB), Marta Costa (DEM), Agnaldo Timóteo (DEM) e Beto Custódio (PT), presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão de Direitos Humanos faz balanço do ano
Comissão de Direitos Humanos faz balanço do ano
Juvenal Pereira
Comissão de Direitos Humanos faz balanço do ano
Beto Custódio, presidente da Comissão extraordinária de Direitos Humanos

Veja também