Câmara recebe Projeto de Lei do Orçamento 2022

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo, nesta quinta-feira (30/9), o PL (Projeto de Lei) 669/2021, de autoria do Executivo. O projeto apresentado pela Prefeitura da capital paulista dispõe da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022.  A proposta prevê a arrecadação municipal e fixa as despesas da cidade.

A peça orçamentária para o ano que vem está estimada em R$ 79,2 bilhões. O valor representa aproximadamente 16,5% a mais em relação ao orçamento de 2021 (R$ 67,9 bilhões). O Projeto de Lei que propõe a LOA é encaminhado todos os anos à Câmara de SP pelo Executivo municipal.

A proposta tem como diretriz a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), também debatida anualmente pelo Legislativo paulistano e aprovada sempre no primeiro semestre. O PL que propôs a LDO de 2021 foi aprovado em definitivo em 17 de julho.

Lei Orçamentária Anual

A Lei Orçamentária Anual estima as receitas com os impostos e fixa as despesas da cidade para o ano subsequente. A aprovação definitiva da LOA deve ocorrer impreterivelmente até o fim de cada ano.

É por meio da LOA que são destinados os recursos para cada área dos serviços municipais como, por exemplo, a educação, o transporte, a saúde e a zeladoria. Antes de o projeto ser aprovado em Plenário, a Comissão de Finanças e Orçamento, responsável em analisar a proposta, realiza Audiências Públicas gerais e temáticas para ouvir as demandas da população.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também