A Comissão Extraordinária dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reuniu nesta terça-feira (14/04) para dar continuidade ao debate do último encontro, quando os parlamentares discutiram com a sociedade civil diretrizes políticas para os jovens. A falta de entrega do certificado de conclusão do Projovem e a implantação do novo formato foram os temas mais abordados no encontro.
O ex-coordenador municipal de certificados do Projovem, Mateus Alves Rodrigues, tratou das questões do antigo programa e lembrou que os cerca de 1.800 jovens que finalizaram o processo sequer receberam o certificado de conclusão. Para ele é fundamental que o novo formato – Projovem Urbano – seja implantado em São Paulo, pois “é um programa de inclusão”. Rodrigues também solicitou que a Comissão ajude a resolver a questão dos certificados.
O vereador Netinho de Paula (PC do B), pediu que a Comissão intervenha junto às Secretarias de Educação, Trabalho e Assistência Social para a resolução do problema de entrega. O vereador Floriano Pesaro (PSDB) classificou o problema como “grave” e pediu que a Comissão notifique a Secretaria do Governo visto que o problema é intersetorial.
Netinho de Paula, presidente, disse que a Comissão formará um grupo de trabalho para discutir e estudar medidas que viabilizem o Projovem Urbano em São Paulo junto às Secretarias responsáveis.
A integrante do Conselho Nacional da Juventude, Fabiana Maia, comentou a importância de abrir o debate e não “focar somente no Projovem.” Para ela, “a 1ª Conferência Nacional da Juventude e a Conferência Municipal trouxeram diversas sugestões de políticas públicas para os jovens.” Fabiana resssaltou a importância de se fortalecer os espaços institucionais, dar continuidade as políticas implementadas e operar juntos às Secretarias.”
“As políticas para a juventude são os próprios jovens que definem. Só eles sabem realmente suas necessidades, por isso são importantíssimos os conselhos da juventude e as conferências realizadas”, comentou o vereador Pesaro.
Participaram do encontro os vereadores Senival Moura (PT), Alfredinho (PT), Sandra Tadeu (DEM), Foriano Pesaro, Juliana Cardoso (PT) e Netinho de Paula.
|
Vereadores debatem diretrizes políticas para a juventude
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ aprova redação final a projeto de alienação de áreas públicas
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (12/9), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, com cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a redação final do PL (Projeto de Lei) 673/2025, de autoria do Executivo. A proposta, que segue agora para sanção, desincorpora da classe... »
Atualizado em 12/09/2025 - 14h33Comissão de Direitos Humanos debate políticas públicas para população em situação de rua
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (11/9) para discutir políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de rua. Para debater o tema, o colegiado recebeu representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 18h26Na Comissão de Inovação, convidados falam do uso da tecnologia na saúde, segurança pública e sustentabilidade
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo realizou a 6ª reunião do ano, nesta quinta-feira (11/9). Durante o encontro foi tratado o uso da tecnologia em três frentes: saúde, segurança pública e sustentabilidade. O primeiro tema tratado foi a tecnologia voltada à sustentabilidade. O diretor comercial da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 16h40