Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig homenageia mulheres que se destacam na área da saúde

Condecoração da Câmara de SP chega à 4ª edição com recorde de indicações

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

1 de dezembro de 2025 - 21:00

Destinado às mulheres cientistas, médicas e profissionais da saúde que se destacaram no setor de pesquisa científica ou no avanço da medicina, o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig foi entregue na noite desta sexta-feira (1/12) em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo. A honraria chegou à 4ª edição com o recorde de nomes indicados. 

A cerimônia foi presidida pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL), autora da Resolução 19/2021 que criou a premiação no Legislativo paulistano. A parlamentar contou que o prêmio reconhece e celebra mulheres que dedicam suas vidas à ciência e à medicina.

“A ideia nasceu do meu desejo de valorizar trajetórias que unem conhecimento, pesquisa e principalmente cuidado e acolhimento. Escolhemos dar ao prêmio o nome de Ruth Sonntag Nussenzweig, uma das maiores imunologistas da história, além de pesquisadora brilhante responsável por descobertas que salvaram vidas no mundo inteiro”, disse Sandra Tadeu. 

Quem foi Ruth Sonntag Nussenzweig

Ruth Sonntag Nussenzweig (1939 – 2018) nasceu na Áustria. Aos 11 anos. ela veio ao Brasil com pais – ambos médicos –  para fugir da perseguição nazista.

Formada em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), trabalhou no Departamento de Parasitologia da faculdade. Nussenzweig teve pesquisas voltadas à transmissão da doença de Chagas por transfusão sanguínea e aos métodos preventivos. 

A médica contribuiu com o desenvolvimento da vacina contra a malária. A professora e pesquisadora faleceu em 1º de abril de 2018, deixando um grande legado para a ciência.

Homenageadas da 4ª edição

Neste ano, o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig superou o número de indicações das edições anteriores – com 15 mulheres premiadas. Em 2024, foram 8; em 2023, 7; e em 2022, 5.

As personalidades da saúde de 2025 foram indicadas por vereadoras do Parlamento municipal, e por líderes das bancadas partidárias sem parlamentares mulheres. Conheça abaixo as indicadas:

*Professora Gleuda Simone Teixeira Apolinário- indicada pela vereadora Sandra Santana (MDB)

Graduada em Ciências Sociais e socióloga pela USP, possui experiência no planejamento, monitoramento e execução de políticas públicas da área social e, principalmente, na política pública sobre drogas, desenvolvimento social, participação social e trabalho, emprego e renda. Corresponsável pela implantação do Programa “Recomeço – Uma Vida Sem Drogas”, com atuação nos eixos de Prevenção, Tratamento, Reinserção Social e Recuperação, no acesso à justiça, à cidadania e revitalização das Cenas Abertas de Uso de Drogas.

Atuou como conselheira titular nos Conselhos: Estadual de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Políticas Sobre Drogas. Participou do documentário “A Cracolândia em São Paulo”. Atualmente atua na coordenação da assessoria técnica do Protocolo de Ações Integradas do Estado e do Município nas Cenas Abertas de Uso de Drogas do Governo de São Paulo.

*Mestra Letícia Maria Teles Ghandour – indicada pelo vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) 

A doutora Letícia é graduada em Odontologia pela Universidade São Francisco desde 2008 e é mestre em odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. É especialista em ortodontia pelo Centro de Atendimento Ortodôntico da Associação Científica de Ensino Pesquisa e Extensão e em Odontopediatria pela Fundação de Odontologia da USP. Possui MBA em gestão de clínicas e hospitais pela Fundação Getúlio Vargas – SP e tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e ortodontia.

*Professora Dra. Ana Estela Haddad – indicada pela vereadora Luna Zarattini (PT)

Ana Estela Haddad é Secretária de Informação e Saúde Digital, cirurgiã-dentista, professora e gestora pública. Concluiu sua graduação na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas e obteve o título de livre-docente. Em 2003, passou a integrar o corpo docente da mesma faculdade, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de professora titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. Em 2021, seu nome figurou na lista dos 10.000 cientistas mais relevantes da América, segundo a classificação AD Scientific Index.

Atuou como assessora do Ministro da Educação de 2003 a 2005, tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do PROUNI. Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, tendo coordenado a idealização e a implementação de programas e iniciativas como Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Política Nacional de Educação Permanente na Saúde, Programa de Expansão e Regulação das Residências Médica e Multiprofissional em Saúde. 

Ana foi coordenadora da Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo, de 2013 a 2016. Representa o Brasil como membro da Red de Lideres La Primera Infancia, fundada pela atual Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

*Irmã Cecília da Encarnação Rocha – indicada pela vereadora Ely Teruel (MDB)

Maria da Encarnação Rocha Baltazar é da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, com 143 anos de serviços na área da saúde mental. Portuguesa, chegou ao Brasil e se integrou ao grupo de Irmãs e Colaboradores da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, que era destinada exclusivamente à assistência de mulheres com problemas psiquiátricos.

Em Portugal fez dois anos de enfermagem psiquiátrica que lhe deram base para juntar, no atendimento aos doentes, o conhecimento técnico e os valores da Hospitalidade, sobretudo o respeito, a humanidade e a sensibilidade frente a esses doentes.

Graduou-se em Administração Hospitalar no IPH (Instituto de Pesquisas Hospitalares) em São Paulo. Em Campina Grande do Sul – PR, fez parte do Comitê de Ética em investigação no Hospital Angelina Caron, como representante da Comunidade e atualmente, participa do Conselho de Direção e da Pastoral da Saúde do Centro Integrado em Saúde Nossa Senhora de Fátima – São Paulo.

*Doutora Cynthia Aparecida da Silva Rocha – indicada pela vereadora Amanda Vetorazzo (UNIÃO)

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em 2010, é especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e atua na Baixada Santista como Arritmologista e Eletrofisiologista Cardíaca Invasiva.

É professora supervisora de Clínica Médica na Universidade Nove de Julho, em Mauá, e mestranda em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, ampliando sua atuação nas áreas de gestão e políticas de saúde.

*Mestra Estela Ferreira da Silva – indicada pela vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE)

É graduada em enfermagem pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo). Possui especialização em enfermagem em Oncologia na Fundação Antônio Prudente, em São Paulo. Atuou como enfermeira de educação continuada no departamento de Ensino do A.C. Camargo Câncer Center onde contribuiu para o início do programa em Enfermagem Oncológica na Residência Multiprofissional como Tutora e formadora de preceptores da prática em campo com parceria acadêmica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Programa Acolheonco sob a liderança da professora Edvane Domenico. 

Integra o Gepebe (Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidências) da Escola Paulista de Enfermagem. É mestre em ensino em Ciências da Saúde pelo Programa de Mestrado Profissional Cedess-Unifesp. Desde dezembro de 2024 exerce o cargo de Analista Pleno de educação continuada no Hospital Beneficência Portuguesa.

*Evangelina da Motta Pacheco Alves de Araújo – indicada pela vereadora Marina Bragante (REDE)

Evangelina é doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da USP e desenvolveu uma carreira que integra pesquisa científica de ponta, gestão em saúde e ativismo ambiental.

Especialista em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas – SP e em Gestão de Políticas em Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde, foi fundamental na aprovação da Política Nacional de Qualidade do Ar. 

É fundadora do Instituto Ar e criou o movimento Médicos pelo Clima, que mobiliza profissionais de saúde em todo o país para alertar sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana e advogar por políticas públicas mais efetivas.

Como pesquisadora, dedica-se a estudos transdisciplinares que investigam as conexões entre saúde humana, poluição atmosférica e degradação ambiental, com destaque para seu trabalho na Amazônia através do projeto Respira Amazônia. Atualmente é médica chefe da Seção de Microbiologia do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

*Fabiana Oliveira Garcia – indicada pela vereadora Janaina Paschoal (PP)

É formada em medicina pela PUC-RS e fez Residência Médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Fêmina no Grupo Hospitalar Conceição – RS. É especialista em ginecologia e obstetrícia e em endoscopia ginecológica pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e em Vídeo Histeroscopia no Hospital Careggi – Firenze e Umberto I (Università La Sapienza) em Roma e pós-graduação foi em ginecologia endócrina na Lume Aprimoramentos.

Integrou a equipe de vídeo-histeroscopia diagnóstica e cirúrgica da Unifesp de 1997 a 2005, e é cofundadora do Decoracast, um projeto voltado à divulgação de informações confiáveis e acessíveis sobre gestação, parto e pós-parto. Atende em consultório privado desde 2003, com enfoque na escuta atenta, respeito às escolhas da paciente e práticas baseadas em evidências.

*Giselle Guedes Netto de Mello – indicada pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL)

A doutora Giselle Guedes possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e doutorado em Medicina (radiologia clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é médica radiologista da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora médica do Fleury Medicina e saúde e médica radiologista do Fleury. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em métodos de imagem na avaliação de doenças da mama, atuando principalmente no câncer de mama.

*Joyce Chacon Fernandes – indicada pela vereadora Zoe Martínez (PL)

É economista, pós-graduada em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Proahsa (Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde e FGV (Fundação Getúlio Vargas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Participou do projeto para implantação do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) entre 2006 e 2007, foi Diretora de Finanças e Planejamento entre 2008 e 2014 e há mais de uma década é a diretora executiva do Instituto. 

*Luciana Becker Mau Helman – indicada pela vereadora Cris Monteiro (NOVO)

A doutora Luciana Becker é médica infectologista pediátrica, formada pela Unicamp (Universidade de Campinas) com residência e especializações em pediatria, infectologia pediátrica e infecção em imunodeprimidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Coordena o Serviço de Controle de Infecção do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, atua como referência em infectologia pediátrica no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Vila Nova Star e é mestranda em Ciências da Saúde pela Santa Casa de São Paulo. 

Possui ainda grande experiência na atuação em prevenção de infecções, uso racional de antimicrobianos e pesquisa em doenças graves da infância, soma publicações científicas relevantes e dedicação à formação médica, destacando-se pelo compromisso com a segurança do paciente e a inovação em infectologia.

*Luciana Canetto Fernandes – indicada pela vereadora Edir Sales (PSD)

Luciana Canetto é formada em farmácia e especialista em Gestão Pública pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Saúde Pública pela Unicamp. Iniciou sua carreira em uma drogaria, atuando em uma distribuidora. Foi farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde, onde coordenou o departamento de Assistência Farmacêutica e foi Diretora do Departamento de Material e Logística. 

Integrou o Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do CFF (Conselho Federal de Farmácia), o Grupo Técnico Interdisciplinar da Secretaria Estadual de Saúde e a Comissão de Judicialização do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de ter sido diretora regional da seccional de Piracicaba do CRF (Conselho Regional de Farmácia) SP.

É coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Tecnologias na área Farmacêutica do CRF-SP e do Casp (Comitê de Apoio à Saúde Pública), além de ser secretária executiva de assistência farmacêutica e vigilância em Saúde do município de Piracicaba. É diretora-secretária geral, vice-presidente e conselheira do CRF – SP.

*Enfermeira Sandra Cristina Ribeiro da Silva – indicada pela vereadora Pastora Sandra Alves (UNIÃO)

Sandra iniciou sua carreira como Agente Comunitária de Saúde, comprometendo-se a oferecer cuidados preventivos e orientações às famílias, atenta às necessidades da comunidade. Seu trabalho incluiu ações de vigilância epidemiológica, com destaque para o combate à dengue, à tuberculose e à promoção de campanhas de vacinação.

Entre 2001 e 2008 atuou como auxiliar de enfermagem com foco no cuidado direto aos pacientes. É especialista em Estratégia de Saúde da Família, realizando trabalhos voltados especialmente para gestantes, crianças, idosos, acamados, hipertensos e diabéticos. Sua atuação ultrapassa o cuidado clínico, promovendo ações educativas e preventivas de grande impacto social.

Durante a pandemia da Covid-19, esteve à frente das ações na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Keralux. Além de sua atuação na linha de frente, compõe a comissão de ética do CRE (Conselho Regional de Enfermagem de Ermelino Matarazzo).

*Taís Rangel Urizzi Sossa – indicada pela vereadora Sonaira Fernandes (PL)

É médica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, especializada em pediatria pelo Hospital Infantil Darcy Vargas e neonatologia pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp e pós-graduada em Pediatria Integrativa e Funcional. 

Taís tem como missão cuidar de bebês desde o pré-natal até a adolescência, atuando na prevenção de doenças e promoção de saúde. Para a homenageada, a saúde plena envolve bem-estar físico, psíquico-emocional-social e equilíbrio entre os sistemas do organismo. Atua auxiliando pais a descomplicar a maternidade em busca do potencial máximo de saúde de toda família.

*Mestra Viviane Vergueiro Simakawa – indicada pela vereadora Amanda Paschoal (PSOL)

Viviane é pesquisadora e ativista transfeminista e atua como oficial de programas no Fundo Internacional Trans, uma financiadora de movimentos sociais liderados por pessoas trans. É mestra em Cultura e Sociedade pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e é economista pela Unicamp.

Sua atuação é focada nas áreas de gênero, sexualidade e feminismos, particularmente nos seus vínculos com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS – UFBA) e com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.

Realizou contribuições relevantes para o fortalecimento dos estudos trans no contexto brasileiro, à defesa das políticas afirmativas para pessoas trans, travestis e não-binárias, à despatologização das identidades de gênero não cisgêneras, aos conceitos de cisgeneridade e de identidade de gênero e à autoetnografia como metodologia interdisciplinar.

Assista aqui à Sessão Solene do Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig.

Outras notícias relacionadas