Início do Carnaval na cidade de São Paulo está entre os temas da sessão desta terça

Melhorias no transporte público e a morte de aluna após aula de natação também entraram na pauta do Plenário

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

10 de fevereiro de 2026 - 17:59
Imagem de plenário com várias pessoas em pé atrás da bancada principal da Câmara Municipal de São Paulo. Fundo de mármore claro, iluminação interna uniforme e ambiente formal de reunião legislativa.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

Discursos sobre o início do Carnaval na capital paulista marcaram a Sessão Plenária desta terça-feira (10/2). Na abertura da segunda semana de trabalho do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo em 2026, os parlamentares se manifestaram nos comunicados de liderança e no pequeno expediente – espaços com até cinco minutos de fala.

Líder do governo na Câmara, o vereador Fabio Riva (MDB) exaltou os blocos do pré-carnaval no último final de semana. A festividade deu início à programação carnavalesca na cidade. “São Paulo cresce e, cada vez que cresce, traz milhares de pessoas e, inclusive, atrações internacionais”.

O parlamentar também falou sobre os tradicionais desfiles realizados no Sambódromo do Anhembi. De acordo com Riva, o evento emprega mais de 25 mil pessoas de maneira direta e centenas de milhares de forma indireta. “Queria também ressaltar o trabalho da Liga das Escolas de Samba. O Carnaval no sambódromo é realizado ao longo dos 365 dias do ano”.

Presidente da Sessão Plenária desta terça-feira, o vereador Major Palumbo (PP) citou os investimentos em segurança pública como um dos fatores para o sucesso do Carnaval na cidade de São Paulo. “Eu vejo o grande trabalho que a Prefeitura vem fazendo para garantir a segurança dos foliões, garantir a segurança do cidadão paulistano, de quem está aqui”. 

Já o vereador Celso Giannazi (PSOL) relatou problemas na infraestrutura oferecida pelo município para os foliões curtirem os blocos no último final de semana. O parlamentar repercutiu o encontro de dois megablocos na rua da Consolação, região central, que provocou tumulto, acidentes e deixou feridos devido ao pouco espaço para circulação dos foliões. “Felizmente não houve uma tragédia maior”.

O vereador Senival Moura (PT) observou, principalmente, a falta de banheiros químicos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo Senival, o número é inferior à determinação da lei que regulamenta a distribuição desses equipamentos em eventos públicos. “É de suma importância garantir a correta distribuição de banheiros químicos nos eventos da nossa cidade”.

Outros temas 

Presidente em exercício da Câmara, o vereador João Jorge (MDB) comemorou o sucesso do transporte aquático na represa Billings, na zona sul. O parlamentar destacou que um ano e meio depois da implantação do modal, mais de um milhão de passageiros foram beneficiados. “Parabenizo o prefeito Ricardo Nunes por ter realizado o sonho de milhares de paulistanos, que têm um transporte seguro, barato e rápido”.

A morte da professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, após uma aula de natação em uma academia na zona leste da capital paulista, foi lamentada pelo vereador Paulo Frange (MDB). A suspeita é de que Juliana possa ter sido intoxicada pela manipulação incorreta de produtos químicos utilizados para limpar a piscina. Outras cinco pessoas foram internadas por conta do incidente.

Frange também pediu apoio para aprovação de um PL (Projeto de Lei) de autoria própria que está em tramitação na Casa. A proposta trata da obrigatoriedade da manutenção de um profissional especializado com responsabilidade técnica para manipular, tratar e cuidar de piscinas públicas e privadas na cidade de São Paulo. O objetivo é garantir a segurança dos usuários e evitar novos incidentes. “Isso nos chama atenção, porque esse assunto é muito mais sério do que nós imaginamos. Nada é pior do que a perda de uma vida”.

Também discursaram os vereadores Hélio Rodrigues (PT), Cris Monteiro (NOVO), Janaina Paschoal (PP), João Ananias (PT), Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Luna Zarattini (PT), Alessandro Guedes (PT), Luana Alves (PSOL) e Nabil Bonduki (PT)

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (11/2), às 15h, com previsão de votação de projetos de lei dos vereadores. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A íntegra da Sessão Plenária desta terça-feira pode ser conferida aqui.

Outras notícias relacionadas