Agora é Lei: Motoristas por aplicativo deverão ser notificados em caso de suspensão ou exclusão do sistema das Operadoras de Tecnologia

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Após aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo, em 16 de julho, o PL (Projeto de Lei) 158/2021 foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). A sanção do projeto foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (13/8). A proposta, promulgada na Lei 17.596, de 12 agosto de 2021, passa a vigorar na capital paulista em 90 dias a partir da data da publicação.

O que diz a Lei

A norma estabelece que os motoristas cadastrados nas OTTCs (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas) sejam notificados quando descadastrados, suspensos ou excluídos do sistema. De acordo com a lei, a comunicação deverá ser feita por meio de correio eletrônico ou da plataforma digital. A regulamentação determina ainda que os motivos sejam devidamente justificados.

Depois de informados sobre a suspensão ou exclusão do sistema das OTTCs, os motoristas poderão solicitar a revisão da notificação e apresentar imagens, vídeos ou outras evidências que comprovem a inocência dos fatos apresentados.

Para o não cumprimento da lei, as Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas serão advertidas e multadas em R$ 2,5 mil. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra.

Justificativa do PL

Na justificativa do PL, o texto explica que o Projeto de Lei tem o objetivo de “resguardar os direitos dos motoristas cadastrados pelas Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas – OTTCs, a fim de que sejam devidamente notificados quando afastados ou descadastrados. Trata-se, portanto, de um esforço de reconhecimento da importância desta categoria”.

Autores do Projeto de Lei

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Marlon Luz (PATRIOTA), com coautoria do vereador Delegado Palumbo (MDB).

Pesquisa de leis municipais

O Portal da Câmara dispõe de uma ferramenta para a população pesquisar as leis, os decretos e as normas referentes à cidade de São Paulo. As consultas podem ser feitas no Portal da Legislação Paulistana.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também