Nesta quarta-feira (07/04) é o Dia Mundial da Saúde e como forma de comemoração a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher debateu a situação do SUS (Sistema Único de Saúde) no contexto das novas formas de gestão e prestação de atendimento. O médico sanitarista da UNIFESP, Nicanor Rodrigues Pinto, criticou a terceirização do atendimento básico que vem acontecendo na rede municipal de saúde. “ Nas organizações sociais (OSs) há uma alta rotatividade de profissionais o que dificulta a criação do vínculo médico-paciente”, acredita ele.
A vereadora Sandra Tadeu (DEM), que presidiu a sessão, considera importante o papel das organizações sociais. “A administração pública tem dificuldade em contratar profissionais, pois o salário é muito baixo e nas OSs o salário é mais alto. O SUS é do povo, e os médicos e enfermeiros têm de ser mais valorizados”, pediu Sandra.
Houve também o pronunciamento de vinte e seis cidadãos, muitos deles integrantes do Conselho Municipal de Saúde. A maioria enfatizou a importância da realização da XV Conferência Municipal de Saúde, que não acontece há três anos. A vereadora Sandra apoia a realização da Conferência. “ Não há ninguém melhor do que o povo para trazer as reivindicações”, disse ela.
Também estavam presentes no debate os vereadores: Jamil Murad (PCdoB); Claudio Prado (PDT); Milton Ferreira (PPS); Zelão (PT); Noemi Nonato (PSB) e Juliana Cardoso (PT).
|
Dia Mundial da Saúde é marcado por reivindicações
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00


