Especial Zoneamento – Entenda as Zonas Corredores

DA REDAÇÃO

As zonas corredores (ZCOR) são áreas com permissão para atividade comercial, desde que haja compatibilidade com a vizinhança residencial. Dentro deste tipo de zoneamento, há três especificações: ZCOR 1, ZCOR 2, ZCOR 3 e a ZCORa (que se refere ao corredor ambiental).

Na ZCOR1 são permitidas atividades econômicas de pequeno porte, como consultórios médicos, ou seja, que provocam pouco impacto. No tipo 2, essa permissão se estende mais e são aceitos, por exemplo, atividades para até 500 pessoas. Seguindo o mesmo raciocínio, a ZCOR3 é a que garante as maiores instalações de atividades comerciais.

A Avenida Indianópolis, no Planalto Paulista, está demarcada no PL 272/2015 como Zona Corredor. Outro exemplo de ZCOR está nos Jardins, em avenidas como Rebouças e Europa.

“Na verdade essas áreas são delimitadas no entorno de áreas residenciais, onde historicamente as pessoas procuravam o comércio e acharam por ter nas zonas lindeiras [na divisa] a atividade comercial compatível com o convívio junto à vizinhança residencial”, afirmou Frange.

Para saber mais, acesse o mapa da Lei de Zoneamento:

http://www.saopaulo.sp.leg.br/mapa-lei-de-zoneamento/

Veja também