Troféu São Paulo de gastronomia será realizado

Troféu São Paulo de gastronomiaAndré Moura / CMSP

Reunião da Comissão Extraordinária de apoio ao desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia (17/9)

 

Na pauta da primeira reunião da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, nesta terça-feira (17/09), os vereadores apresentaram temas que serão tratados nas próximas reuniões do colegiado. Também foram divulgadas informações sobre o Troféu São Paulo Capital Mundial de Gastronomia, da Câmara.

O vereador Aurélio Nomura (PSDB), vice-presidente da comissão, destacou a necessidade de reformulação e ampliação do Parque da Independência e readequações do Museu do Ipiranga. “O Museu do Ipiranga ficou fechado por oito anos sem qualquer justificativa. Um prédio histórico tão importante precisa ser reaberto ao público, já que muitos brasileiros, até mesmo paulistas, não conhecem o museu”, disse o vereador.

Já o vereador José Police Neto (PSD) falou dos esforços para o desenvolvimento municipal. “Vamos precisar muito das experiências de todos os setores para reorganizarmos o desenvolvimento sustentável de São Paulo. Nenhuma cidade sobrevive só de serviços, portanto, contem com nosso conhecimento técnico para alavancarmos as riquezas nesse território”, disse Police.

Presente à reunião, Fernanda Ascar, gerente da SPTuris, afirmou que a secretaria municipal, criada há um ano, já mostrou a importância do setor turístico para São Paulo. “É muito bom o envolvimento de todos e a contribuição para o desenvolvimento na região”, comentou Fernanda.

O vereador Rodrigo Goulart (PSD), da mesma forma, considerou um “avanço” a instituição da comissão, da qual ele é o presidente. “Foi um avanço e uma conquista que devemos à compreensão de todos os vereadores de que o turismo é um tema relevante e precisa de espaço para ser tratado”, disse Goulart.

Troféu São Paulo

Durante a reunião, também foi divulgada a edição 2019 do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia. As inscrições vão até 23 de setembro. A premiação, no entanto, será dia 25 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

“Esse prêmio é destinado aos profissionais da comunicação e da imprensa, acima de tudo. Eles, de uma maneira geral, divulgam e colaboram maciçamente para que São Paulo continue sendo uma das referências econômicas do nosso país”, disse Paulo Ildefonso, do Cerimonial da Câmara, responsável pela organização do prêmio.

Polo de Desenvolvimento do Ecoturismo

Ainda durante a reunião, empreendedores, comerciantes e moradores de Palhereiros, na zona sul da cidade, solicitaram apoio dos parlamentares para o ecoturismo da região.

Dono de uma pousada e membro do Conselho do Polo de Ecoturismo da região, Roberto Carlos Silva, comemorou a volta da comissão. “Viemos aqui para reivindicar auxílio nas divulgações de nossas atrações e melhorias em nossa infraestrutura. Estamos muito felizes pela retomada dos trabalhos voltados para o turismo, lazer e gastronomia aqui na Câmara Municipal”, afirmou Silva.

A consultora do SEBRAE-SP, Aline Delmanto, falou sobre o novo projeto de incentivo ao turismo. Ele será por meio de linhas de crédito e fomento ao empreendedorismo. “Nós estamos criando um programa que vai contemplar o turismo no Polo de Turismo da região sul e o centro da capital. O SEBRAE-SP é o provedor deste programa. Além disso, ele conta com o apoio da secretaria estadual de turismo e da prefeitura”, disse Aline.

 

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também