As empresas, cujos trabalhadores fiquem expostos ao sol durante a jornada de serviço, terão que fornecer fotoprotetores (filtros solares). A medida visa combater o câncer de pele nesses trabalhadores e está prevista no Projeto de Lei 178/10, de autoria do vereador Natalini (PSDB), cujo parecer favorável foi aprovado nesta quinta-feira (09.09) pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara de São Paulo. O fornecimento dos fotoprotetores deverá ser gratuito, permanente e ininterrupto.A empresa que não cumprir a lei será multada em R$ 5 mil, valor que dobra no caso de reincidência. Além disso, o valor da multa será reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada no exercício anterior.
Em sua justificativa, Natalini lembra que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é a neoplasia de maior incidência no Brasil, segundo levantamento publicado em 2006. “A estimativa nacional de câncer de pele não melanoma, isto é, carcinomas basocelular e espinocelular, para 2008 foi de 115 mil novos casos”.
O vereador destaca que “a fotoproteção é de fundamental importância para se prevenir vários problemas de pele que estão relacionados à exposição solar, tais como o envelhecimento, rugas, manchas brancas e escuras, ressecamento da pele, lesões pré-cancerosas e, por fim, o câncer de pele”.
A Comissão aprovou ainda requerimento do vereador Senival Moura (PT) que solicita audiência pública a respeito das solicitações da CPTM à SPTrans para a realização de mudanças de itinerários de ônibus na região da Estação de Guaianases, na zona leste.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Juscelino Gadelha (PSDB), Goulart (PMDB), Senival Moura (PT), Wadih Mutran (PP), Quito Formiga (PR) e Marta Costa (DEM).
|
Trabalhadores expostos ao sol deverão receber fotoprotetores
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação e Tecnologia amplia debate sobre novas tecnologias e implantação de modelos na cidade
Transporte público, segurança urbana, mobilidade aérea e mudanças climáticas estiveram entre os assuntos debatidos pela Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente no primeiro semestre. É ela que discute pesquisas para subsidiar a elaboração de propostas ligadas a políticas ou de programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no município. O colegiado –... »
Atualizado em 30/07/2026 - 10h00Moradia, população em situação de rua e direitos socioambientais marcam semestre da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, além de pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos na capital paulista, realizou quatro reuniões no primeiro semestre: uma de instalação, duas... »
Atualizado em 29/07/2026 - 10h00Comissão de Meio Ambiente fecha o semestre discutindo soluções para os alagamentos e ações de melhoria aos parques
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais iniciou os trabalhos do semestre em abril. O vereador Alessandro Guedes (PT) foi reeleito à presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Dr. Murillo Lima (PP). Na primeira reunião após a instalação, a comissão incluiu na pauta de... »
Atualizado em 28/07/2026 - 10h00

