Em reunião realizada nesta quarta-feira (24/9), a Subcomissão da Juventude – vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo – recebeu representantes da entidade de assistência social Rede Cidadã. O objetivo foi falar sobre o trabalho desenvolvido pela organização sem fins lucrativos em prol de jovens paulistanos, principalmente dos que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A diretora nacional de relacionamento da Rede Cidadã, Eliandra Cardoso, apresentou números para mensurar o alcance dos projetos sociais na inserção dos jovens no mercado de trabalho ao longo dos anos. De acordo com ela, em mais de duas décadas de atuação, a entidade capacitou aproximadamente 144 mil pessoas em cerca de 90 cidades do país.
“A Rede Cidadã é uma organização que tem como missão promover a empregabilidade das pessoas que nós interagimos através de conexões com o governo, com empresas e com outras organizações da sociedade civil. O trabalho, como o próprio nome da organização diz, é feito em rede. Não fazemos nada sozinho”, destacou Eliandra.
Viviane Silva, gerente de diversidade e inclusão da Rede Cidadã, chamou a atenção para as ações promovidas para estimular a inclusão social no ambiente do trabalho. Entre as iniciativas, ela citou programas voltados às pessoas com deficiência e para a comunidade LGBTQIAPN+.
“Trazendo consciência para essas empresas de uma maneira muito cuidadosa, de quem são essas pessoas. No mesmo sentido, nós também apoiamos a inclusão das pessoas com deficiência, fazendo com que as empresas parceiras pensem na potencialidade e na funcionalidade, não na deficiência do colaborador”, falou Viviane.
Após a apresentação, os vereadores Marcelo Messias (MDB) – presidente do colegiado, e Silvinho Leite (UNIÃO) – integrante da Subcomissão – fizeram considerações relacionadas ao conteúdo exibido. Os parlamentares ressaltaram a importância do trabalho realizado pela entidade na vida das pessoas atendidas.
“Acho muito importante trazer essas pessoas para mostrar a realidade, o trabalho que está sendo feito juntamente com o Poder Público e as empresas para mudar a sociedade como um todo. Este também é o trabalho desta Subcomissão”, disse o vereador Marcelo Messias.
Silvinho Leite afirmou que o trabalho da Rede Cidadã é “muito grande”. O parlamentar quer que a entidade retorne em outra reunião do colegiado para discutir a ampliação das contribuições da organização para toda a cidade.
“Não só em políticas públicas aqui pela Câmara Municipal de São Paulo, mas também pelas nossas secretarias. Acredito que temos muito a contribuir, firmando convênios, para melhorar o alcance do projeto aqui em São Paulo”, enfatizou Leite.
Além de Marcelo Messias (MDB), Silvinho Leite (UNIÃO), a Ana Carolina Oliveira (PODE) também participou da reunião da Subcomissão da Juventude. Confira a íntegra do encontro clicando aqui.
Comissão de Finanças e Orçamento
Já na reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, os vereadores apreciaram uma pauta com 15 itens – incluindo PLs (Projetos de Lei), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e requerimentos.
Entre os projetos que avançaram na comissão está o PL 720/2019, de autoria do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL). O texto propõe regras para comercializar alimentos em vias e áreas públicas da cidade de São Paulo. A matéria permite que equipamentos das categorias “B” (carrinhos/tabuleiros) e “C” (barracas desmontáveis) sejam mantidos na via pública pelo período de vigência do TPU (Termo de Permissão de Uso). De acordo com a proposta, a medida vale quando o permissionário for idoso ou pessoa com deficiência.
Outro projeto que recebeu aval na reunião desta quarta-feira foi o PDL 51/2018, também do vereador Professor Toninho Vespoli. O Projeto de Decreto Legislativo revoga a portaria que estabelece critérios para o atendimento às crianças matriculadas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) das redes direta, indireta e parceira durante o período de férias de janeiro e do recesso escolar em julho.
Requerimento
O colegiado também aprovou um requerimento nesta quarta. O documento, apresentado pelo presidente do colegiado, vereador Jair Tatto (PT), convida a secretaria municipal da Fazenda a prestar esclarecimentos sobre os precatórios da receita corrente líquida do município.
Ao final da reunião, a Ana Carolina Oliveira (PODE) – vice-presidente da comissão – avaliou os trabalhos. “Avançamos bons projetos que precisavam ser avançados e adiamos alguns projetos que a gente entendeu que precisam ser aprofundados e discutidos. Foi uma reunião um pouco mais complexa, mas houve um entendimento por parte de todos os vereadores quanto aos projetos apreciados na reunião”.
Também participaram da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento os vereadores: Jair Tatto (PT), André Santos (REPUBLICANOS), Dra. Sandra Tadeu (PL), Dheison Silva (PT) e Keit Lima (PSOL).
Assista à íntegra da reunião do colegiado neste link.