Secretario de Saúde presta contas em audiência pública

Juvenal Pereira
Secretária de Saúde presta contas em audiência pública
Vereadores ouvem explicações sobre os investimentos realizados pela Secretaria

 

O secretário de Saúde, Januário Montone, prestou contas referentes ao terceiro trimestre de 2008, em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (19/11), da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher. 

Montone explicou as dificuldades em transformar números em transparência. “Temos de aperfeiçoar as maneiras que tenham credibilidade e que expressem os números e os objetivos dos projetos”, disse.
 
Por isso, durante o encontro, o secretário adjunto, Aílton de Lima Ribeiro, apresentou os dados referentes ao terceiro trimestre e explanou sobre os diversos programas e realizações durante o ano vigente. Ribeiro disse também que na próxima sexta-feira (21/10) todos os dados referentes a prestação de contas estarão no site da secretaria (http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude) para consulta da população.
 
O secretário adjunto disse que 44% dos investimentos da secretaria foram destinados a assistência hospitalar e ambulatorial, 24% a atenção básica (que envolve as AMAs, os PSFs, exames, medicamentos e insumos), 27% a recursos humanos e 5% em apoio e desenvolvimento.
 
Ribeiro explanou também que 68% dos recursos da pasta vêm do Tesouro Municipal, 31% da União e 1% do Estado.  Durante a audiência foram dadas algumas explicações sobre projetos e  programas da pasta, entre eles:  Remédio em Casa,  Acompanhante de Idosos, AMAs, Visita Domiciliar, Mãe Paulistana, Centro de Apoio Psicosocial, etc
 
Representantes de entidades e conselhos cobraram um Plano Municipal de Saúde, mais médicos especialistas nas AMAs e política de referência para idosos.
 
“Os dados são importantes, mas na prática sabemos que nem tudo é realidade. As próprias AMAs já não atendem mais como atendiam. Esclarecimentos são importantes, por isso fazemos estas audiências, para que a população possa vir debater o que tem respaldo e o que não tem; a democracia é isso”, disse o vereador Zelão (PT), presidente da Comissão.
 
Participaram do encontro os vereadores Natalini (PSDB), Carlos Neder (PT), Atílio Francisco (PRB), Cláudio Prado (PDT), Trípoli (PV) e Zelão (PT).

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Secretário de Saúde presta contas em audiência pública
Januário Montone, secretário da Saúde
Juvenal Pereira
Secretário de Saúde presta contas em audiência pública
Representantes de entidades sociais compareceram a audiência pública

Veja também