O secretário de Saúde, Januário Montone, prestou contas referentes ao terceiro trimestre de 2008, em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (19/11), da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher. Montone explicou as dificuldades em transformar números em transparência. “Temos de aperfeiçoar as maneiras que tenham credibilidade e que expressem os números e os objetivos dos projetos”, disse.
Por isso, durante o encontro, o secretário adjunto, Aílton de Lima Ribeiro, apresentou os dados referentes ao terceiro trimestre e explanou sobre os diversos programas e realizações durante o ano vigente. Ribeiro disse também que na próxima sexta-feira (21/10) todos os dados referentes a prestação de contas estarão no site da secretaria (http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude) para consulta da população.
O secretário adjunto disse que 44% dos investimentos da secretaria foram destinados a assistência hospitalar e ambulatorial, 24% a atenção básica (que envolve as AMAs, os PSFs, exames, medicamentos e insumos), 27% a recursos humanos e 5% em apoio e desenvolvimento.
Ribeiro explanou também que 68% dos recursos da pasta vêm do Tesouro Municipal, 31% da União e 1% do Estado. Durante a audiência foram dadas algumas explicações sobre projetos e programas da pasta, entre eles: Remédio em Casa, Acompanhante de Idosos, AMAs, Visita Domiciliar, Mãe Paulistana, Centro de Apoio Psicosocial, etc
Representantes de entidades e conselhos cobraram um Plano Municipal de Saúde, mais médicos especialistas nas AMAs e política de referência para idosos.
“Os dados são importantes, mas na prática sabemos que nem tudo é realidade. As próprias AMAs já não atendem mais como atendiam. Esclarecimentos são importantes, por isso fazemos estas audiências, para que a população possa vir debater o que tem respaldo e o que não tem; a democracia é isso”, disse o vereador Zelão (PT), presidente da Comissão.
Participaram do encontro os vereadores Natalini (PSDB), Carlos Neder (PT), Atílio Francisco (PRB), Cláudio Prado (PDT), Trípoli (PV) e Zelão (PT).
|
Secretario de Saúde presta contas em audiência pública
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Finanças discutirá metas fiscais da cidade do 2º quadrimestre em Audiência Pública
Debate será realizado na Sala Tiradentes. Além da participação presencial, é possível contribuir de forma virtual. Saiba como acessando o hotsite de Audiências Públicas.
Atualizado em 15/09/2025 - 10h37CCJ aprova redação final a projeto de alienação de áreas públicas
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (12/9), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, com cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a redação final do PL (Projeto de Lei) 673/2025, de autoria do Executivo. A proposta, que segue agora para sanção, desincorpora da classe... »
Atualizado em 12/09/2025 - 14h33Comissão de Direitos Humanos debate políticas públicas para população em situação de rua
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (11/9) para discutir políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de rua. Para debater o tema, o colegiado recebeu representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 18h26