O secretário de Saúde, Januário Montone, prestou contas referentes ao terceiro trimestre de 2008, em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (19/11), da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher. Montone explicou as dificuldades em transformar números em transparência. “Temos de aperfeiçoar as maneiras que tenham credibilidade e que expressem os números e os objetivos dos projetos”, disse.
Por isso, durante o encontro, o secretário adjunto, Aílton de Lima Ribeiro, apresentou os dados referentes ao terceiro trimestre e explanou sobre os diversos programas e realizações durante o ano vigente. Ribeiro disse também que na próxima sexta-feira (21/10) todos os dados referentes a prestação de contas estarão no site da secretaria (http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude) para consulta da população.
O secretário adjunto disse que 44% dos investimentos da secretaria foram destinados a assistência hospitalar e ambulatorial, 24% a atenção básica (que envolve as AMAs, os PSFs, exames, medicamentos e insumos), 27% a recursos humanos e 5% em apoio e desenvolvimento.
Ribeiro explanou também que 68% dos recursos da pasta vêm do Tesouro Municipal, 31% da União e 1% do Estado. Durante a audiência foram dadas algumas explicações sobre projetos e programas da pasta, entre eles: Remédio em Casa, Acompanhante de Idosos, AMAs, Visita Domiciliar, Mãe Paulistana, Centro de Apoio Psicosocial, etc
Representantes de entidades e conselhos cobraram um Plano Municipal de Saúde, mais médicos especialistas nas AMAs e política de referência para idosos.
“Os dados são importantes, mas na prática sabemos que nem tudo é realidade. As próprias AMAs já não atendem mais como atendiam. Esclarecimentos são importantes, por isso fazemos estas audiências, para que a população possa vir debater o que tem respaldo e o que não tem; a democracia é isso”, disse o vereador Zelão (PT), presidente da Comissão.
Participaram do encontro os vereadores Natalini (PSDB), Carlos Neder (PT), Atílio Francisco (PRB), Cláudio Prado (PDT), Trípoli (PV) e Zelão (PT).
|
Secretario de Saúde presta contas em audiência pública
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação aprecia 42 itens na última reunião de 2025
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou 42 PLs (Projetos de Lei) e um requerimento durante reunião realizada nesta quarta-feira (17/12). Este foi o último encontro do colegiado do ano. Projetos Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL 702/2025, da vereadora Sandra Santana (MDB), que cria... »
Atualizado em 17/12/2025 - 17h37Comissão de Finanças aprova parecer do projeto sobre o orçamento da cidade para 2026
Na última reunião do ano, realizada nesta quarta-feira (17/12), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou os pareceres aos Projetos de Lei do Executivo que tratam da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 (PL 1169/2025) e o PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029 (PL 1168/2025).... »
- Comissões
- Finanças
- Geral
- Notícias
- Orçamento 2026
- Plano Plurianual
- Subcomissão
- Subcomissão de Cultura
Legalidade de projetos de vereadores em diferentes áreas avança na última reunião da CCJ de 2025
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta-feira (17/12) para apreciar PLs (Projetos de Lei) de vereadores. Também avançaram propostas relacionadas a títulos e honrarias, datas e eventos e denominações. Frente Parlamentar Ainda na reunião desta quarta, o colegiado deu aval ao PR (Projeto de Resolução) 81/2025 – da vereadora... »
Atualizado em 17/12/2025 - 16h42

