Projeto sobre presença de microplásticos no meio ambiente foi um dos temas discutidos em audiência da Comissão de Política Urbana

Por: GABRIEL DANIELE
DA REDAÇÃO

12 de novembro de 2025 - 17:45
Foto de grupo com dois adultos e doze jovens, em frente a mesa de madeira. Jovens usam camisetas laranja e azul com o texto “ONE WAY”. Ao fundo, painel colorido com paisagem urbana e rural. Ambiente iluminado, de interior amplo e formal.Douglas Ferreira / REDE CÂMARA SP

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo realizou Audiência Pública na tarde desta quarta-feira (12/11) para discutir 34 projetos de lei de autoria de vereadores. As propostas tratam de diferentes temas relacionados à capital paulista. 

Entre as matérias debatidas está o PL (Projeto de Lei) 580/2025, do vereador Gilberto Nascimento (PL). A proposta autoriza o Poder Executivo municipal a elaborar diretrizes específicas voltadas à redução, monitoramento e gerenciamento da presença de microplásticos no meio ambiente local. 

A discussão do PL foi marcada pela visita do grupo de robótica One Way Bots que, em uma pesquisa de projeto de inovação para uma competição de robótica, percebeu a presença de materiais de plástico nas águas da Represa Guarapiranga – zona sul da capital. 

Integrante do grupo, Rachel Bolland participou da mesa durante a audiência. “O nosso projeto é sobre os danos do microplástico para as pessoas, para os animais e que pode causar Alzheimer”.

O supervisor e professor do projeto, Ellery Bann, valorizou a importância das crianças produzirem o texto da proposta. “Eles [os estudantes] sentiram que precisava ser mais divulgado e tivemos a oportunidade de trabalhar com os vereadores da cidade de São Paulo e isso é importante para o futuro da cidade”.

  Vice-presidente da Comissão de Política Urbana, o vereador Dr. Murilo Lima (PP) presidiu a audiência. Ele lembrou que neste momento acontece  a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém, no Pará. O parlamentar ressaltou a importância de as crianças se preocuparem com o futuro do planeta. “É muito bom saber que as crianças estão preocupadas com o futuro, com o meio ambiente e, sabendo que eles estão se preocupando com a coleta de resíduos. Nós ficamos bastante satisfeitos”.

Outros PLs discutidos

Outro projeto debatido pelos parlamentares e pela sociedade Civil foi o PL 447/2025, do vereador Lucas Pavanato (PL). O texto prevê o controle de zoonoses e a gestão de animais domésticos na cidade de São Paulo. O projeto também inclui a obrigatoriedade de castração de animais destinados à adoção e revoga a autorização para a eutanásia. 

O vereador Luiz Proteção Animal (PODE) contribuiu com a discussão. Para ele, a prática da eutanásia é importante para os bichos não sofrerem. “A eutanasia, nesses casos, é um ato de amor e respeito pelo animal. Então, quando o médico veterinário constatar que o animal está sofrendo, nada mais justo do que realizar a eutanásia”. 

O vereador Isac Félix (PL) também participou da reunião. Para conferir todos os projetos na íntegra, acesse este link.

Outras notícias relacionadas