Opinião: Ponte Pirituba-Lapa: obra a todo vapor

VEREADOR FABIO RIVA (PSDB)

“Finalmente o sonho se tornará realidade.” 

Desde que me tornei vereador, e mesmo antes, por ser nascido e criado em Pirituba, tinha o sonho e assumi o compromisso que a Ponte Pirituba-Lapa saísse do papel. E assim eu, juntamente com o deputado Marcos Zerbini, por meio de incontáveis reuniões, lutamos e conseguimos que a obra acontecesse, depois de uma espera de mais de quatro décadas.

A primeira etapa prevê um projeto de implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os dois bairros. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Tendo em vista o crescente adensamento da região, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 115 mil pessoas que utilizarão a via diariamente.

A implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários. Estudos mostram que os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia, entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

O valor total do empreendimento, contando com desapropriações, enterramento de redes, compensações ambientais, gerenciamento e fiscalização da obra, está estimado em R$ 386,5 milhões.

 

Uma Contribuição

Tania

Boa tarde, gostaria de saber por favor por qual motivo pararam as obras da ponte Pirituba-Lapa e se tem previsão para o retorno, devido ser uma obra muito importante para os moradores de pirituba?

Contribuições encerradas.

Veja também