Lei autoriza instalação de bocas de lobo inteligentes

DA REDAÇÃO

O município de São Paulo está autorizado a instalar as chamadas “bocas de lobo inteligentes” nas vias públicas da cidade, por meio da Lei 16.687 de 10 de Julho de 2017, sancionada pelo Executivo, após a Câmara Municipal aprovar o Projeto de Lei (PL 586/2015).

De acordo com a Justificativa do projeto, o vereador aponta que as bocas de lobo tradicionais, além de causarem mau cheiro, criam um ambiente propício para proliferação de doenças, ratos, baratas e outros insetos. Por isso a alternativa é a instalação da chamada “boca de lobo inteligente”, que é um mecanismo que mantém o local fechado e que, ao receber o volume da água das chuvas ou de outra fonte, abre-se automaticamente, permitindo à vazão por completo, e ainda, também de forma automática, se fecha ao quando acaba a chuva.

O autor aponta que esse sistema instalado no interior dos bueiros, confeccionado em material termoplástico com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade de São Paulo, sendo que a caixa coletora age como uma peneira, por meio da grade existente atualmente, permitindo a passagem de água, mas retendo o material sólido. A ideia é que essa iniciativa colabore para eliminar o mau cheiro e tornar o ambiente higienizado.

Acompanhe aqui outros Projetos de Lei do vereador Jair Tatto. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o vereador’.

Veja também