- Home
- /
- Vereadores
- /
- Jair Tatto
Jair Tatto
Vereador pelo
Jair José Tatto, mais conhecido como Jair Tatto ou apenas Jair, é um contador e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde o ano de 1985. Atualmente, é vereador da cidade de São Paulo, está no 3º mandato.
Jair José Tatto nasceu em 1968, na cidade de Corbélia, no interior do Paraná. Vem de uma família de pequenos agricultores, cuja trajetória de vida se confunde com a de muitas outras famílias modestas que migraram para São Paulo, no final da década de 1970, em busca de melhores condições de vida. Em sua infância, partilhava o seu tempo entre os afazeres domésticos e a igreja.
Sempre seguiu a fé cristã, mesmo após a chegada em São Paulo. Ainda jovem, Jair se tornou agente pastoral nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) na comunidade São Paulo Apóstolo.
Sendo o 10º filho do Sr. Jácomo e de Dona Ignês, é irmão dos também políticos Arselino Tatto (vereador), Ênio Tatto (deputado estadual), Nilto Tatto (deputado federal), Jilmar Tatto (deputado federal) e Leonide Tatto (ex-administrador regional de Capela do Socorro e Parelheiros).
Trajetória Pessoal e Profissional
Em São Paulo, criou-se em um contexto periférico de muita precariedade. Jair Tatto iniciou a sua militância política na zona sul da capital paulista, em busca de melhorias na qualidade de vida da população de seu entorno.
Jair mantém gostos e gestos simples, não dispensa uma boa prosa, gosta de animais, prefere a vida no campo, comidas caseiras, não abre mão de uma boa moda de viola e cumprimenta a todos por onde passa. É casado com Wleila, pai de Giovani, Raphaela, Caroline e avô de Olavo e Ulisses.
Jair Tatto - o caçula de 10 irmãos - teve que trabalhar cedo para ajudar a sua numerosa família. Começou como office-boy, depois auxiliar de contabilidade, assistente administrativo e, finalmente, como técnico de contabilidade.
Trajetória Política
Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1985, atuou de 1998 a 2001 como secretário-geral do Diretório Zonal da Capela do Socorro - SP. Em 2022, coordenou a campanha majoritária de Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente e Mercadante – Senador. Exerceu as funções de secretário-geral, vice-presidente e secretário de organização do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi ainda coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nas eleições de 2006 e responsável pela elaboração do Plano de Governo do PT na época. Jair José Tatto foi eleito vereador da cidade de São Paulo em 2012, com expressivos 31.685 votos, contabilizados em sua maioria nas periferias. No ano de 2016, foi reeleito com 30.989 votos e, em 2020, com 29.918 votos.
Sob a coordenação política organizacional de Jair Tatto, o Partido dos Trabalhadores (PT) ampliou a sua atuação de 509 para 622 municípios. Sua gestão no Diretório Estadual registrou o maior número de filiações desde 1980, sendo realizadas mais de 60 mil novas filiações em 2008 no estado de São Paulo.
Com sua vasta experiência política, coordenou campanhas de vereadores da capital, deputados estaduais e federais, inclusive as dos irmãos Arselino Tatto, Ênio Tatto, Nilto Tatto e Jilmar Tatto, que foi Secretário Municipal de Transportes nas gestões Marta Suplicy e Fernando Haddad.
Como vereador da cidade da cidade de São Paulo, atua em áreas bem diversificadas, procurando encaminhar todas as demandas que a população leva ao seu conhecimento.
Desde que assumiu o seu primeiro mandato, o vereador Jair Tatto apresentou 386 Projetos de Lei (PL), destes, tornaram-se Leis 88 projetos, sendo destacados: o Bilhete Único Mensal, Bueiro Inteligente, Virada Católica, Prêmio Nelson Mandela, Política Municipal de Segurança Hídrica, Semana da Feira Nacional da Reforma Agrária, dentre outros.
As propostas de sua autoria que ainda seguem em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) totalizam 298 PLs (Projeto de Lei), como o Bilhete Único Infantil, Farmácias Veterinárias Populares, Zonas Livres de Agrotóxico, Selo Amigo do Animal Abandonado, Instalação de Wi-Fi nas
Bibliotecas, Ensino Obrigatório de Libras, Proibição da Suspensão do Fornecimento de Água para Pessoas Enfermas e o Orçamento Participativo. Jair Tatto foi vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e membro da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude; da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e da Comissão Extraordinária dos Direitos Humanos e Cidadania.
Atualmente, é o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, além de acompanhar as Subcomissões de Juventude e da Tarifa Zero. É também membro da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Jair Tatto.Últimas notícias relacionadas com o vereador
Prestação de contas de 2023 do Executivo é aprovada por unanimidade pela Comissão de Finanças e segue para Plenário
Acessar notícia2ª audiência temática sobre o Orçamento 2025 da capital avalia verbas de mobilidade, trânsito e segurança
Acessar notíciaOrçamento 2025: 1ª audiência temática debate previsão orçamentária da área de habitação
Acessar notíciaFale com o vereador Jair Tatto
Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.
Resposta
Fale com seu vereador
- Ramal: (011) 3396 - 4294 / 3396 - 4296 / 3396 - 4411 / 3396 - 4917 / 3396 - 4918 / 3396 - 4919 / 3396 - 5116
- FAX: (011) 3396 - 3981
- E-mail: jairtatto@saopaulo.sp.leg.br
- Endereço para correspondência: Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
- Andar: 10º
- Sala: 1018