Instalada nova composição da Comissão de Segurança Pública

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo instalou nesta terça-feira (22/5) a nova composição da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública. A reunião elegeu como presidente o vereador Reis (PT) e como vice-presidente a vereadora Adriana Ramalho (PSDB). Ficou definido também que as reuniões serão realizadas mensalmente, sempre nas últimas quintas-feiras, às 14h, em local a ser informado.

De acordo com Reis, que foi policial militar e civil, a ideia é prosseguir o trabalho iniciado no ano passado, quando a presidência era de Adriana Ramalho. “A questão da GCM (Guarda Civil Metropolitana), zeladoria e iluminação pública são ações da Prefeitura que precisam ser acompanhadas e cobradas diuturnamente. Além disso, temos a cobrança ao Governo do Estado, tanto da Polícia Civil como da Militar, porque a segurança pública é papel do Estado. Vamos convidar delegados e comandantes de policiamento para falar como está a segurança na cidade, se está aumentando efetivo, enfim, cumprir o nosso papel da melhor forma possível”, disse o vereador.

A vice-presidente da Comissão, vereadora Adriana Ramalho, enalteceu o trabalho realizado no ano passado, dizendo que foi possível estabelecer uma parceria em favor da população, independente de siglas partidárias. “Quando falamos em segurança urbana, é em todos os sentidos. Vai desde a poda de árvore, que é necessária porque se cair pode machucar alguém, um buraco na rua, a iluminação, a vizinhança solidária, entre outros”, explicou.

Em 2017 foi realizado o 1º Seminário sobre a Guarda Civil Metropolitana e sobre a Segurança Urbana. A Comissão também esteve à frente da organização de Audiências Públicas, algumas até com diligências, como no Centro de Formação da GCM. Ramalho adiantou que, assim que os vereadores pensaram em retomar a Comissão, já pensaram em algumas questões importantes a serem discutidas.

“Devemos encaminhar questionamentos para as secretarias de Segurança Urbana, Direitos Humanos e Assistência Social. Todos no âmbito de programas que façam integração com o nosso tema, para sabermos como contribuir com Projetos de Lei e sugestões para melhorar os programas de cada secretaria”, afirmou.

Além de Reis e Ramalho, também compõem a Comissão os vereadores Isac Felix (PR), Quito Formiga (PSDB), Conte Lopes (PP), Atílio Francisco (PRB) e Amauri da Silva (PSC).

Ainda nesta terça-feira, mais cedo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) esteve na sala da presidência da Câmara, para a visita mensal que realiza tradicionalmente aos vereadores.

Veja também