Infrações de trânsito, educação e política nacional; confira alguns temas da sessão desta quinta

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

11 de setembro de 2025 - 16:57
Foto de plenário com seis pessoas em conversa; cinco homens de terno e uma mulher de camiseta azul com estampa colorida. Ambiente interno da Câmara Municipal de São Paulo; fundo de mármore claro, iluminação uniforme, qualidade nítida. Texto na imagem: "Câmara Municipal de São Paulo - Vereadores da 12ª Legislatura (1997-2000) - Mesa Diretora - Presidente: Nelo Rodolfo".Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

No pequeno expediente da Sessão Plenária desta quinta-feira (11/9) da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores puderam discursar por até cinco minutos sobre temas de livre escolha. Os parlamentares que subiram à tribuna debateram questões ligadas à infração de trânsito, risco a ciclistas e pedestres, educação na capital paulista e política nacional. 

A vereadora Renata Falzoni (PSB) denunciou a prática de drift na Estrada de Manutenção, via de serviço que corta o Parque Estadual da Serra do Mar. A estrada é de acesso restrito a automóveis. Os veículos autorizados devem circular em baixa velocidade.

“Isso é um absurdo, é uma prática completamente ilegal dentro de uma reserva, em cima de uma rota de cicloturismo”, criticou Falzoni. “Além de ciclistas e de cicloturistas, você tem a ocorrência de muitos animais silvestres naquele local”. 

Já o vereador Celso Giannazi (PSOL) pediu a contratação de mais profissionais da educação para as escolas públicas do município. O parlamentar alertou para o déficit de professores nas salas de aula. “Tenho acompanhado e ido a escolas que não têm os módulos completos de professores, nem dos quadro de apoios, dos ATE (Auxiliares Técnicos Administrativos)”.

Giannazi lembrou que a Casa autorizou a realização de um concurso público para contratação de profissionais da educação. Segundo ele, a medida deveria diminuir o problema. “Quando a Câmara aprova um concurso público, aprova também o orçamento específico para esse concurso público. Então, tem orçamento, tem recurso. Falta vontade política”. 

Nesta quinta, o Plenário aprovou uma Moção de Apoio protocolada na Casa pelo vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD) ao MACFS (Movimento de Apoio à Cidadania Fiscal e Solidária) do Estado de São Paulo por sua “atuação no fortalecimento e fomento à cidadania fiscal”. 

O cenário político nacional e internacional também foi comentado pelos vereadores Eliseu Gabriel (PSB), Janaina Paschoal (PP), João Ananias (PT), Rute Costa (PL), Senival Moura (PT), Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e Sonaira Fernandes (PL).

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (16/9), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A íntegra da Sessão Plenária de hoje pode ser conferida no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas