Comissão de Trânsito recebe representantes da Ciclocidade

DA REDAÇÃO

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara recebeu nesta quarta-feira (4/5) representantes da Ciclocidade, associação que defende a bicicleta como meio de transporte. A partir de agora, a associação terá uma participação mais efetiva nas discussões do Legislativo.

Para o vereador Ricardo Young (Rede), essa maior participação da Ciclocidade é importante. “Em um momento de radicalização política como o que nós estamos vivendo, é muito bom apreciar as boas iniciativas. O cicloativismo, principalmente o pessoal do Ciclocidades, tem feito um trabalho maravilhoso sob o ponto de vista da mobilidade e não é um trabalho somente em nome deles enquanto categoria, mas em nome da cidade”, disse.

Segundo Gabriel di Pierro, membro da associação, o uso da bicicleta implica em uma mudança de hábito. “As pessoas estão acostumadas a fazer deslocamentos de 2 km em carro. Um dos motivos pelo qual elas não utilizam a bicicleta é por questões de segurança. Por esse motivo, quando se implanta uma ciclovia ou ciclofaixa, você possibilita que essa pessoa possa ir de bicicleta para o seu trabalho, para a padaria. A questão é: a infraestrutura também induz demanda e não é preciso ficar refém da ideia de que é necessário comprovar uma demanda”, afirmou.

A Ciclocidade poderá sugerir pautas para projetos de lei, ajudar a pensar o Estatuto da Bicicleta e, eventualmente, convidar a Câmara a realizar audiências públicas.

Veja também