Câmara entrega Prêmio Paulo Freire e comemora centenário do patrono da educação

Afonso Braga | REDE CÂMARA

Cerimônia de entrega do Prêmio Paulo Freire

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Em Sessão Solene, na noite desta segunda-feira (20/9), a Câmara Municipal de São Paulo celebrou o centenário de Paulo Freire durante a 16ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. Devido aos protocolos de segurança em período de pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada de forma virtual com transmissão, ao vivo, pela Rede Câmara. A solenidade foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes

“É uma edição especial e única, pois coincide com o centenário do patrono da Educação brasileira desde 2012. Uma referência em educação não só no Brasil, mas em todo mundo por sua pedagogia”,  lembrou Giannazi. 

Sobre a premiação

O Prêmio Paulo Freire foi instituído em 1998 em homenagem à vida e trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. A honraria reconhece iniciativas de aprimoramento da qualidade do ensino em centros de educação e escolas municipais de São Paulo. 

Representando o Executivo, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, esteve presente à solenidade. “Mesmo nesse período de pandemia, parabéns a todos por não terem deixado que o vínculo entre os educadores e educandos fosse perdido na transmissão de conhecimento”, parabenizou Padula.

16ª edição

Para a edição de 2021, o Legislativo paulistano recebeu a inscrição de 101 projetos que passaram pela avaliação de uma comissão julgadora composta por diversas entidades ligadas à Educação, Poder Executivo e Instituto Paulo Freire. O vereador Eduardo Suplicy (PT), também integrante da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes, fez parte da Comissão Julgadora do Paulo Freire 2021.

“Meus parabéns a todos, aos que participaram e aos premiados. Que vocês, inspirados em Paulo Freire, possam continuar em suas batalhas. Estou muito feliz de estar aqui participando deste evento que lembra os ensinamentos do patrono da Educação”, disse Suplicy. 

Mostra de desenhos e documentário

Uma Mostra de Desenhos dos estudantes da cidade de São Paulo sobre a vida e obra do educador está disponível no Portal da Câmara. Um documentário sobre a história de Paulo Freire, produzido pela Rede Câmara, também foi lançado durante a cerimônia e já está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.

Projetos Premiados

Ao todo, 12 educadores, de quatro categorias, foram contemplados com o Prêmio Paulo Freire. Os critérios para a escolha dos vencedores consideraram a promoção de aprendizagens diversificadas, participação efetiva da comunidade, inovação e criatividade, alcance de objetivos, alinhamento aos princípios de Paulo Freire, forma e conteúdo do projeto. As placas de homenagem e Salvas de Prata serão enviadas aos premiados. 

Categoria I – Educação Infantil:

 

Categoria II – Ensino Fundamental I:

 

Categoria III – Ensino Fundamental II e Médio:

 

Categoria IV – Educação de Jovens e Adultos:

 

Assista à solenidade

Para assistir à íntegra da solenidade e conferir todas as participações durante a Sessão Solene, clique aqui. 

 

Clique e confira fotos da premiação:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também