Artigo: Saúde e emprego em equilíbrio com a sustentabilidade

VEREADOR ALESSANDRO GUEDES (PT)

A tireoidite crônica (mau de Hashimoto) é uma doença autoimune na qual o organismo produz anticorpos contra a glândula tireoide, o que pode acarretar o aumento de volume da glândula (bócio) e diminuição do funcionamento (hipotireoidismo). Há alta incidência da doença em bairros vizinhos ao Polo Petroquímico Capuava, no Grande ABC – cinco vezes mais do que em regiões mais distantes das indústrias. É o que aponta estudo realizado pela neuroendocrinologista Maria Ângela Zuccarelli Marino.

Desde 1992, ela estuda a relação da poluição daquela área com o aumento de casos da doença em bairros vizinhos ao Polo, na divisa entre Mauá, Santo André e Zona Leste de São Paulo (Parque São Rafael, São Mateus, Jardim Elizabeth e Rodolfo Pirani). Isso devido ao volume elevado de compostos químicos nocivos concentrados em raio de até 8,5 quilômetros do complexo industrial – composto por 16 empresas – em área onde vivem mais de dois milhões de pessoas.

A preocupação com a preservação da saúde dos habitantes e do meio ambiente me levou a realizar audiência pública dia 29/4 na Câmara Municipal de São Paulo. A intenção, mais do que apenas abrir espaço ao debate, foi a de reunir especialistas, órgãos competentes e representantes dos moradores em busca de alternativas.

Desde 2002, uma série de denúncias foi apresentada à Justiça envolvendo a emissão descontrolada de partículas em desacordo com a legislação ambiental pelas empresas do Polo Petroquímico de Capuava.

Com base nas discussões, vamos criar um comitê para aprofundar os trabalhos. Precisamos de uma força-tarefa entre moradores, lideranças, especialistas e parlamentares a fim de construir diagnóstico mais detalhado. Também vamos contatar o governo estadual em busca de recursos para financiar novo estudo. É necessário entender os impactos da poluição gerada pelas indústrias. O Polo é necessário para Mauá e Santo André, pois gera mais de 13 mil postos de trabalho e contribui com parcela significativa dos impostos. Emprego e desenvolvimento são importantes sem dúvida alguma, mas é preciso ter saúde.

VEREADOR ALESSANDRO GUEDES (PT)

VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA DE MEIO AMBIENTE E DIREITO DOS ANIMAIS

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também