Comissão realizará audiência para discutir utilização de lagos para drenagem urbana

2016-06-04-PERMA FINANCAS E ORCAMENTO-LUIZ FRANCA-09211-300-ABRE

Parlamentares vão pedir esclarecimentos sobre projeto para evitar enchentes
Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira (6/4) um requerimento do vereador Aurélio Nomura (PSDB) para que o colegiado realize uma audiência pública para discutir o projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para evitar as enchentes em São Paulo.

A proposta “Amortecimento de Cheias em Lagos de Parques Municipais” tem como objetivo utilizar lagos de parques como instrumento de drenagem urbana, assim como ocorre no Parque Aclimação, na zona sul.

Para Nomura, essas medidas prejudicam o meio ambiente. “É estranho a prefeitura apresentar um projeto que transforma lagos em piscinões porque essas obras acabam com a fauna e a flora do local. É um absurdo utilizar lagos como sistema de macrodrenagem da cidade”, sinalizou o autor do requerimento.

O parlamentar solicitou em seu requerimento que sejam convidados representantes das secretarias de Infraestrutura Urbana, Verde e Meio Ambiente, do Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e conselheiros dos Parques Cidade de Toronto, Alfredo Volpi, Burle Marx e Jacques Cousteau, localizados nas regiões noroeste, oeste e sul, respectivamente, do município.

“Precisamos ouvir a prefeitura e a população sobre esse projeto porque é fundamental resolver os problemas de enchente na cidade, mas precisamos preservar o verde e o meio ambiente”, disse o vereador Aurélio Nomura.

Uma Contribuição

Cid Bianchi Sartoretto

É preciso ampla discussão com especialistas. Não pode ter decisão precipitada e unilateral

Contribuições encerradas.

Veja também