Comissão de Turismo apresenta circuito histórico em homenagem às mulheres

Afonso Braga/CMSP

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Em reunião de trabalho da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, realizada nesta terça-feira (3/3) na Câmara, o secretário municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, apresentou o Triângulo SP Mulheres.

A iniciativa, que ocorrerá de 7 a 29 de março, mostrará pontos turísticos do centro da capital a partir da trajetória de mulheres que marcaram sua história.

Afonso Braga/CMSP

Segundo o secretário, “essa ação é muito interessante porque mostra o aspecto dos edifícios da cidade e sua ligação com mulheres importantes, na parte mais bonita da cidade: o centro. É lá que o município nasceu, onde está localizado o Theatro Municipal, com mais de 100 anos, e onde há outras edificações belíssimas”, afirmou Calderano.

Presidindo a comissão, a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) elogiou o projeto.“Recentemente aprovamos na Câmara um Projeto de Lei com uma série de incentivos para que o Triângulo SP seja atraente tanto para quem pretende investir aqui, quanto para a população de São Paulo e para os visitantes. E essa programação de março do Triângulo SP Mulheres é uma das iniciativas do que vem sendo construído pela secretaria”, declarou.

Na reunião, o secretário de Turismo também fez um balanço do carnaval 2020. “Esse foi o maior carnaval da história da cidade, tanto no sambódromo quanto o carnaval de rua. Mais de 15 milhões de pessoas, com um retorno estimado de mais de R$2,5 bilhões”, disse.

Calendário inteligente e outras iniciativas

Calderaro apresentou outras ações planejadas para o turismo da capital. “Haverá o lançamento, neste mês, do Plano de Turismo Municipal, que norteará as ações da área nos próximos anos. Outra ação de destaque é o City Tour, um ônibus que circula pela cidade e cuja operacionalização está sendo reestruturada e, acredito, vai trazer muitos benefícios ao turismo da cidade”, afirmou.

Na reunião, a vereadora Soninha Francine avaliou outras iniciativas em que a comissão pode atuar. “Temos alguns compromissos assumidos pela comissão. Um deles é atuarmos junto ao Executivo na construção de uma espécie de “Descomplica” para eventos, que visa diminuir a burocracia por meio da construção de um processo simplificado para isso”, disse a parlamentar.

Outra iniciativa apontada pela vereadora é o Calendário Inteligente da Cidade de São Paulo. “Às vezes temos eventos grandiosos concentrados em um mesmo final de semana, que em alguns casos extrapolam a capacidade da rede de hospedagem, por exemplo. Então, se você constrói um calendário mais inteligente, você consegue distribuir os eventos, ao longo do ano todo, de uma maneira que a estrutura da cidade seja utilizada da melhor maneira possível”, destacou.

Para ela, o diálogo entre Legislativo e Executivo é essencial na construção de políticas públicas que fortaleçam o turismo na cidade. “Sempre fazemos essa troca. A Câmara tem esse papel de auxiliar e aportar recursos para os órgãos do Executivo ou de analisar a legislação. Há coisas que esbarram em coisas da nossa competência”, concluiu Soninha.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também