A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude debateu nesta terça-feira (11/05) os aspectos da Lei Municipal 13.151, que trata das políticas públicas de assistência social operadas através de convênios, A grande discussão é a respeito dos reajustes anuais dos convênios e repasse do 13º salário, que não vem acontecendo e, que, de acordo com especialistas, precisam ser atualizados na respectiva Lei. “Na sua essência esta Lei não vendo sendo cumprida, alguns especialistas ouvidos pela Comissão entendem que a lei que regulamente as licitações (Lei Federal 8.666) conseguiu padronizar os convênios, mas o setor social não vem sendo beneficiado. A nossa ideia é apurar quais itens não estão sendo aplicados, os que precisam ser melhorados e assim atualizarmos a Lei A ex-vereadora Adaílza Sposati, autora da proposta que se transformou em lei, participou do encontro juntamente com a professora e especialista em políticas sociais, Neire Bruno e o mestre em direito pela PUC Luis Eduardo. De acordo com Willian Lisboa, do Fórum de Assistência Social, “é impossível funcionar sem haver atualização de recursos.” Diante disso, os vereadores aprovaram convite ao promotor responsável pela assistência social no município a fim de esclarecer as divergências. Participaram do encontro os vereadores Agnaldo Timóteo (PR), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Alfredinho (PT), Souza Santos (PSDB), Sandra Tadeu (DEM), Senival Moura (PT) e Netinho de Paula, presidente. População de Rua Logo em seguida, em reunião conjunta Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente foi realizada reunião da Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua. O vereador Chico Macena (PT), que preside a Frente, apresentou a matéria Por que moram na rua?, publicada no dia 9 de maio, no Jornal Diário de São Paulo. A reportagem trata dos problemas dos moradores de rua através de 31 perguntas remetidas a diversos segmentos sociais e do Poder Público. De acordo com a Frente, os mesmos questionamentos serão encaminhados às instituições especializadas no assunto, que trabalham com o atendimento destas pessoas. “As respostas das políticas pública para a população de rua são todas evasivas”, ressaltou Macena. Os parlamentares debateram ainda os aspectos da Lei 12.316, que cria a política de atenção a população de rua, e que não vendo sendo cumprida. A ex-vereadora Adaílza Sposati, também participou do encontro e enalteceu a atitude da Câmara por criar uma Frente Parlamentar a respeito do tema. “É de extrema importância que o Legislativo trate desse assunto. Na minha opinião este problema precisa de uma ação entre secretarias, pois envolve saúde, educação, moradia e trabalho”, finalizou. |
Vereadores debatem atualização da lei que trata de políticas públicas de assistência social
Categorias
Outras notícias relacionadas
Investimento, tecnologia, atuação da GCM e mais; confira o balanço do 1º semestre da Comissão de Segurança Pública
A Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara Municipal de São Paulo encerrou o primeiro semestre de 2026 com nove reuniões: cinco ordinárias e quatro extraordinárias. Também foram expedidos dez ofícios (*). Os trabalhos do colegiado se concentraram em debates sobre políticas de segurança urbana, fortalecimento da GCM (Guarda Civil Metropolitana), uso de novas tecnologias... »
Atualizado em 20/07/2026 - 10h00Orçamento 2027, programas sociais e Instituições de Longa Permanência são assuntos da Comissão do Idoso no 1° semestre
No primeiro semestre de 2026, a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social da Câmara Municipal de São Paulo fez sete reuniões: quatro ordinárias e três extraordinárias. Neste período, o colegiado expediu nove ofícios.(*) Para este ano, a comissão reelegeu para presidir os trabalhos o vereador Senival Moura (PT). Já para a vice-presidência, o... »
Atualizado em 17/07/2026 - 14h00Comissão de Saúde encerra semestre com avanços em políticas públicas
Desde o início de 2026, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizou quatro reuniões. Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o colegiado promoveu sete audiências públicas, emitiu 44 pareceres e expediu 18 ofícios.(*) A vereadora Ely Teruel (MDB) foi reeleita presidente da comissão em... »
Atualizado em 16/07/2026 - 10h00


