“A medida tomada pela Secretaria foi muito forte, vamos apresentar um substitutivo, a Comissão o fará ainda esta semana. Tentaremos pegar assinaturas de todos os vereadores para ser um substitutivo da Câmara”, afirmou o vereador Antonio Goulart (PMDB) durante a reunião desta quarta-feira (05/08) da Subcomissão de Fretamento. O parlamentar ressaltou a importância da regulamentação do setor e o debate com o governo. De acordo com a lei do clima aprovada pela Casa, ficou estabelecido que o Executivo apresentaria até o dia 5 de agosto projeto de lei específico regulamentando as zonas de restrições à circulação de veículos fretados. “Vejo que o fretado é de fundamental importância para cidade, por isso esta Comissão ouviu vários segmentos, tanto empresários, como empregados e usuários. Houve a recusa, tanto em junho quanto agora, da participação de representantes da SPTrans e da CET. A presença deles enriqueceria e tranquilizaria o setor; mas se não querem discutir vamos fazer o substitutivo sem a discussão com eles”, ressaltou Goulart. O vereador Senival Moura(PT) também se mostrou contrário a portaria que restringe a circulação. “Acredito que o fretado não tenha uma influência tão grande no sistema convencional, se os representantes do governo estivessem aqui poderíamos dialogar e construir alternativas.” Diversos representantes do setor participaram do debate no Salão Nobre da Casa e apresentaram seus relatos. De acordo com as associações presentes, serão 11 mil desempregados com as restrições. A previsão é de que diversas empresas fechem suas portas devido a grande queda no número de passageiros. Proprietários de vans também externaram sua preocupação com a delimitação de áreas, pois não estão conseguindo atender os clientes do setor do turismo, já que precisam comunicar o trajeto a ser percorrido com cinco dias de antecedência para obter autorização. Jorge Miguel dos Santos, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento para o Turismo de São Paulo (Transfetur), comentou que os passageiros dos fretados não são os mesmos do transporte público. Santos abordou a importância do debate junto ao Legislativo. “A Câmara é o lugar para se debater e ajudar a organizar. Não é possível jogar a culpa do trânsito em 4% dos veículos fretados que trafegam pela cidade todos os dias. Queremos discutir o assunto com exaustão”, disse. “A gente tem de regulamentar e tirar o que tem de ruim no sistema, como pegar passageiro de ponto em ponto e deixar aonde quer; tem que ter ponto específico de parada. Mas não é justo que tenha uma zona de restrição e que se criem novas linhas de ônibus para levar os passageiros até a Berrine e Faria Lima, por exemplo”, concluiu vereador Goulart. Participaram do debate os vereadores Senival Moura, Donato (PT) e Antonio Goulart, presidente. |
Subcomissão de Fretamento apresentará substitutivo ao projeto do governo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação recebe representantes da Prefeitura para debater mudanças climáticas e prevenção de enchentes
Nesta quinta-feira (18/06), a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu para debater a prevenção de enchentes, iniciativas de sustentabilidade urbana e mudanças climáticas na capital paulista. Para discutir o tema, o colegiado recebeu Alessandro Bender, coordenador da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas; Daniel Teixeira de Lima, secretário adjunto da Secretaria do... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h37Subcomissão de Calçadas ouve especialistas e conhece programas de reestruturação de passeios públicos
Nesta quinta-feira (18/06), a Subcomissão de Calçadas e Mobilidade a Pé, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, ouviu representantes da prefeitura de Vitória (ES) e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). As convidadas apresentaram experiências implantadas em diferentes cidades brasileiras para a reestruturação de calçadas, com foco em acessibilidade, orientação técnica, capacitação... »
Atualizado em 18/06/2026 - 16h16Comissão de Educação avança projeto sobre programa de saúde mental nas escolas
Na tarde desta quarta-feira (17/06), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com 18 projetos – um deles foi adiado. O colegiado também aprovou nesta tarde cinco requerimentos. Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL (Projeto de Lei) 187/2025, da vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO). O... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h52

.jpg)
.jpg)